Estagiando: encontrando a oportunidade ideal

Publicado em 20/04/2023

Realizar estágios contribui para o desenvolvimento de competências e conhecimento das diferentes áreas da formação

O sonho do acadêmico Volnei Jorge de Almeida Junior, de 22 anos, sempre foi cursar Odontologia. Ele via no curso uma carreira promissora, além de poder ajudar na renda familiar. Quando passou para o vestibular da Atitus Educação, os planos do futuro dentista começaram a se concretizar, ainda mais com a realização de cursos e estágios extracurriculares. As experiências do aluno do 9º semestre, do campus Santa Teresinha, foram compartilhadas em mais um conteúdo da série Estagiando.

A Odontologia oferece diversos campos de atuação. Para Volnei, a exploração das diversas possibilidades da profissão iniciou no 6º semestre, quando realizou um curso sobre Imersão em Toxina Botulínica e Preenchedores Faciais. “Dois meses depois, a instituição onde fiz este curso lançou uma seleção de estágio para a turma de Aperfeiçoamento em Harmonização Orofacial (HOF), com duração de 6 meses. Participei da seleção, que contava com prova oral sobre o conteúdo técnico em harmonização e fui aprovado”, comemora.

Volnei-estagiando (1).jpeg

“Um mês após iniciar o estágio, a professora coordenadora do curso me convidou para estagiar, de forma remunerada, no consultório particular dela e lógico, eu aceitei. Isso foi no final de 2021, onde continuo estagiando, na área de HOF, especialidade da Odontologia que não troco por nada,” revela Volnei.

Além de aprender, a realização do curso foi decisiva para fazer contatos profissionais e conseguir estágios na área. “Um estágio extracurricular muitas vezes nos faz conhecer e se apaixonar por diferentes áreas da Odontologia. Essas oportunidades dentro da HOF com certeza mudaram a minha vida profissional e sou muito realizado por isso”, celebra.

Volnei-estagiando redes 2.jpeg

Nesse sentido, o estudante defende ainda que conhecer e se encontrar nas diferentes áreas da profissão contribuem para uma melhor formação. Além disso, a busca por cursos e estágios deve ser constante. “Não podemos recusar as oportunidades, elas não batem duas vezes na nossa porta. Mesmo que pareça estranho ou não tão legal, é preciso tentar, se não gostar da área em que fez o estágio, fica como aprendizado e se gostar, se torna mais uma paixão dentro da profissão”, enfatiza.

A experiência acadêmica também deve ser desenvolvida e incentivada pelos professores e coordenadores, segundo Volnei, o que para ele, acontece na Atitus desde o início da faculdade. “Minha vivência na graduação sempre foi muito tranquila e boa, pois os professores são super parceiros e presentes. Ainda tenho um breve caminho dentro da instituição e tenho certeza que será muito valioso”, destacou o acadêmico, que deve se graduar no final do ano.

Volnei-estagiando redes 4.jpeg

Aceleradora de Carreiras

Para auxiliar nesse processo de conexão dos alunos com o mercado de trabalho, a Atitus lançou recentemente a Aceleradora de Carreiras. O serviço contribui, entre outros benefícios, na busca por estágios e no desenvolvimento de habilidades, as chamadas soft skills. Saiba mais em: https://www.atitus.edu.br/aceleradora-carreiras.

Série Estagiando

Toda semana contamos histórias de alunos e egressos da Atitus que viveram experiências enriquecedoras nos estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.