Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Adolescência em debate: Atitus promove evento com especialistas e casa cheia no Campus Mont'Serrat

Publicado em 15/04/2025

Escrito por: Caue Fonseca

Convidados e plateia debateram temas como bullying, violência de gênero, masculinidade tóxica e os desafios da era digital

Na última quinta-feira (10), o Laboratório de Metodologia Inovadora (LMI) do Campus Mont'Serrat da Atitus Educação, em Porto Alegre, foi tomado por estudantes, professores e membros da comunidade para mais uma edição do projeto Atitus Dialoga.

Desta vez, o evento mergulhou nos temas delicados e urgentes levantados pela série britânica Adolescência, da Netflix. O encontro gratuito reuniu públicos de diferentes idades e formações, com destaque para a participação ativa de alunos dos cursos de Psicologia e Direito.

Inspirada na história do jovem Jamie Miller, acusado de matar uma colega de escola, a produção provocou reflexões profundas sobre bullying, violência de gênero, masculinidade tóxica e os desafios da era digital. A proposta do evento foi justamente abrir espaço para que essas questões fossem debatidas a partir de diferentes olhares e experiências.

dialoga06.jpg Evento trouxe alunos, professores e comunidade para o LMI do Campus Mont'Serrat

O debate contou com a presença da promotora de Justiça Anita Spies da Cunha, da educadora Jéssica de Oliveira Souza e da coordenadora do curso de Psicologia da Atitus, Júlia Protas. A mediação foi feita pelo jornalista da instituição Caue Fonseca.

Para o coordenador do curso de Direito da unidade, Augusto Tarradt Vilela, o evento cumpriu com excelência sua proposta:

“Foi sensacional. Propiciar que os estudantes enfrentem matérias sensíveis como a discussão da relação de comportamento de adolescentes com o Direito e, especialmente, em um momento em que a discussão está pulsante com o lançamento da série, permite que diagnostiquem, a partir da arte e de forma mais concreta, o agir do Direito.”

dialoga01.jpg Educadora, promotora e coordenadora do curso de Psicologia foram as especialistas convidadas

Além disso, Vilela destacou o caráter multidisciplinar do encontro:

“Viabilizar que observem o Direito a partir de uma relação multidisciplinar, como o envolvimento com a Psicologia, permite ao estudante visualizar de forma efetiva a necessidade de interligar ciências e profissionais de diversas áreas para resolução de problemas e o avanço da pesquisa.”

Entre os pontos altos do debate, chamou a atenção o olhar da promotora Anita sobre o crescimento de casos envolvendo adolescentes de todas as classes sociais:

“Temos enfrentado outros tipos de adolescentes infratores, muitos de classe média e alta, inclusive estudantes das melhores escolas da cidade, que cometem atos infracionais. Também aumentaram os casos de violência de gênero cometidos por homens cada vez mais jovens, com pedidos de medidas protetivas da Lei Maria da Penha feitos por namoradas contra seus namorados.”

A educadora Jéssica de Oliveira Souza trouxe uma reflexão sensível sobre como o cotidiano afasta os adolescentes dos espaços de escuta dentro da própria casa:

“O adolescente não tem ainda uma posição política certa, não viveu o mundo do trabalho... E a gente invalida tudo isso. A estrutura da casa mudou — o almoço, a sala, a convivência. Antes todo mundo estava junto na mesa. Hoje, esses momentos se perderam, e talvez junto com eles, a escuta.”

Já a professora e psicoterapeuta Júlia Protas alertou para os riscos da desconexão entre pais e filhos no ambiente digital:

“A gente precisa entender como esses aplicativos funcionam antes de julgar. Em vez de proibir ou mexer no celular sem conversar, o ideal é fortalecer a confiança com os filhos. Isso não garante que tudo estará resolvido, mas é uma forma mais saudável e respeitosa de lidar com a situação.”

Júlia também fez um olhar crítico à tendência de parte da audiência da série de tentar patologizar o personagem principal.

“A importância desta série é justamente o oposto. Mostrar a todos que algo assim pode acontecer dentro de uma família como qualquer outra”, avaliou a professora.

Atitus Dialoga

O encontro foi mais uma realização do Atitus Dialoga, projeto que tem como missão transformar a instituição em um espaço de diálogo constante com a sociedade. Inspirado por temas que movimentam o noticiário, as redes sociais e a cultura pop, o projeto tem promovido debates que cruzam conhecimento acadêmico com vivências do cotidiano.

Para a diretora da unidade da Atitus em Porto Alegre, Bárbara Costa, iniciativas como essa reforçam a missão da instituição:

“O projeto busca conectar o conhecimento acadêmico à vida cotidiana, promovendo trocas plurais, pensamento crítico e engajamento social. Com isso, a Atitus reafirma seu compromisso com uma educação viva, acessível e transformadora, que se fortalece no diálogo com a sociedade.”

dialoga03.jpg Equipe da Atitus e convidados comemoram o sucesso de mais uma edição do projeto Atitus Dialoga

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

© 2024 Atitus Educação.

logo