Curso de férias sobre true crime agita campus de Porto Alegre
Publicado em 25/02/2025
Escrito por: Caue Fonseca
O Laboratório de Metodologias Inovadoras (LMI) do Campus Mont’Serrat da Atitus Educação, em Porto Alegre, esteve movimentado no último dia 19. Estudantes e convidados se reuniram para mergulhar em um dos temas que mais despertam curiosidade na atualidade: o mundo das investigações criminais e as profissões que o cercam.
O curso de férias As Profissões do True Crime foi uma iniciativa conjunta das coordenações dos cursos de Direito, Psicologia e Odontologia da Atitus. O objetivo foi explorar o tema sob a perspectiva de profissionais que lidam diretamente com ele em suas áreas de atuação.
O evento contou com a participação de grandes nomes da investigação e perícia: o jornalista Carlos Rollsing, do Grupo de Investigação da RBS; o professor da Atitus e perito forense Maurício Reis, especialista em Odontologia Legal; a psicóloga Maynar Patricia Vorga Leite, que atua na Superintendência dos Serviços Penitenciários do RS (Susepe); e a delegada Vanessa Pitrez, diretora do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil do RS.
Durante três horas de bate-papo e trocas de experiências, os convidados compartilharam detalhes sobre o dia a dia de suas profissões.
Vanessa revelou como os investigadores precisam de “muita esperteza e paciência” para esclarecer suspeitas e localizar criminosos, além de apresentar as principais ferramentas usadas pela Polícia Civil nas investigações.
Maurício trouxe exemplos práticos sobre como a análise de ferimentos pode revelar informações cruciais para a solução de crimes, como a distância de um disparo de arma de fogo.
Maynar explicou o papel da psicologia no sistema penitenciário e como um olhar atento pode influenciar decisões judiciais, como progressões de pena, além de ajudar a identificar possíveis erros em investigações.
Carlos, por sua vez, detalhou sua experiência investigando autoridades a partir de denúncias da população. Ele falou sobre os métodos utilizados, que vão desde a análise minuciosa de documentos para expor fraudes até o uso de disfarces e câmeras escondidas.
LMI do Campus MontSerrat, em Porto Alegre, recebeu grande público em evento aberto à comunidade
Para Bárbara Costa, diretora da unidade da Atitus em Porto Alegre, a conexão entre teoria e prática foi um dos grandes acertos do evento:
"Faz parte do DNA da Atitus conectar o conhecimento acadêmico à prática profissional. O fascínio pelo universo das investigações é evidente, mas a relação dele com o dia a dia das profissões nem sempre fica clara. Sabíamos que o tema tinha potencial para gerar uma conversa enriquecedora e cheia de insights.”
O evento foi encerrado sob aplausos, e os palestrantes destacaram a importância da iniciativa. A delegada Vanessa ressaltou o valor do encontro:
"Foi extremamente interessante e produtivo, tanto pela relevância do tema quanto pela abordagem transdisciplinar, que permitiu aos alunos um aprendizado amplo e diversificado.”
Carlos também elogiou a troca de conhecimentos:
"Foi muito enriquecedor conhecer mais sobre técnicas policiais, odontologia legal e a atuação da psicologia na segurança pública. Sempre é gratificante compartilhar experiências do jornalismo investigativo e perceber o impacto disso na vida das pessoas.”
Maynar destacou o engajamento do público, que participou ativamente do evento, gratuito e aberto à comunidade:
"Foi um encontro muito instrutivo, com aprendizado, troca de experiências e conhecimento. Os alunos estavam entusiasmados, fizeram perguntas qualificadas. Parabéns pela iniciativa!”
A delegada Vanessa, coordenadora do DEIC-RS, foi uma das convidadas a falar sobre bastidores das investigações