Teoria de Amartya Sen é discutida em seminário internacional

Publicado em 17/08/2023

Evento aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto na Atitus Educação

Debater as pesquisas acadêmicas e sociais em Amartya Sen foi o objetivo central do VII Seminário Internacional sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen. O encontro teve como foco a “Participação política na era digital, superendividamento social e superação da insegurança alimentar”. As atividades aconteceram nos dias 14 e 15 de agosto, na Atitus Educação.

O evento buscou contribuir e fomentar os debates sobre o pensamento de um dos idealizadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e primeiro vencedor do prêmio Nobel de economia nascido em um país subdesenvolvido. Professor em importantes universidades como Harvard, Cambridge, Delhi University e Stanford, Amartya Sen tem suas ideias reconhecidas pela alta relevância em temas como desenvolvimento, justiça, democracia, dignidade humana e políticas públicas.

Amartya1 (1).JPG

A palestra de abertura do Seminário destacou o tema “Aporofobia pela abordagem das capacitações”, ministrado pelo professor Flávio Comim (IQS/ES). Já no segundo dia de atividades, aconteceram mesas redondas sobre a temática central, bem como a palestra “Amartya Sen: Participação política e mecanismos de fomento ao debate público na era digital”, mediada pelo Ministro de Estado da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Roberto Pimenta.

Nesta edição do evento, foi entregue o I Troféu Destaque em Pesquisa do Seminário Internacional sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen – 2023. O trabalho contemplado foi “Explorando o Uso da Teoria das Capacitações (Capabilities Approach) na Educação à Distância”, de autoria de Cristiane Duarte de Arruda e Fabrício Pontin, da Universidade La Salle (Unilasalle), de Canoas-RS.

Amartya1 (3).JPG

Um dos idealizadores do Seminário e presidente do Comitê Científico do evento, o professor Neuro Zambam considera que “o ponto mais positivo do seminário foi a apresentação de 45 trabalhos. Os debates foram muito importantes, bem como o envolvimento e a participação de várias universidades brasileiras e do exterior”, disse.

“Cito instituições parceiras como a Mackenzie, de São Paulo, a Unijuí, a Unilasalle, entre outras. Da América Latina, por exemplo, tivemos a Universidad de Palermo, da Argentina, a Universidad de la Empresa, do Uruguai e a Universidad de La Costa, da Colômbia. Também destaco a participação dos professores da Atitus, na correção de trabalhos, nas mesas de debate e no auxílio com os palestrantes”, destacou.

Amartya1 (4).JPG

O VII Seminário Internacional sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen segue conforme o seguinte cronograma:

20/09 - Data final do prazo para o envio dos artigos revisados;

10/10 - Divulgação dos artigos aprovados para publicação (e-book e anais).

Em sete edições do evento, já foram apresentados mais de 300 trabalhos, analisando e repercutindo a produção de Amartya Sen em áreas como: direito, arquitetura, pedagogia, filosofia e políticas públicas. Toda esta produção está devidamente registrada e publicada nos anais do Seminário, e pode ser acessada em https://www.editorafi.org/234amartya.

O Seminário foi promovido pela Atitus Educação, por meio dos programas de pós-graduação Stricto Sensu em Direito e Arquitetura e pelo Centro Brasileiro de Pesquisas sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen.

Amartya1 (5).JPG