Tech Talks discute novas tecnologias aplicadas à construção civil
Publicado em 17/05/2025
Escrito por: Bárbara Born
Segunda edição do evento promovido pela Escola Politécnica foi realizado na última quarta-feira (14)
Com o objetivo de manter os alunos atualizados sobre as inovações que vêm transformando o setor da construção civil, a Escola Politécnica da Atitus Educação promoveu, na última quarta-feira (14), a segunda edição do Tech Talks de 2025. O evento, realizado em formato online, abordou tecnologias que estão revolucionando a forma de projetar, executar e gerenciar obras.
Os palestrantes foram Jordão Nunes, mestre e especialista no desenvolvimento e avaliação de concretos para impressão 3D, e Caroline Silva Araújo, doutora em Engenharia Civil e pesquisadora na área de integração de tecnologias como BIM, Gêmeos Digitais e Internet das Coisas (IoT). A mediação ficou por conta das professoras Elvira Lantelmea e Francieli Tiecher, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGArq).
Segundo as docentes, o evento é uma oportunidade para aproximar os alunos e profissionais das tecnologias que estão em alta no setor, além de abordar seus impactos na construção civil, com especialistas que atuam na fronteira entre pesquisa e aplicação prática.
Jordão Nunes, que também é diretor do Departamento de Saneamento Básico de Mossoró (RN), apresentou uma das tecnologias que prometem revolucionar o setor: a impressão 3D de concreto. O processo é realizado através de impressoras tridimensionais que criam estruturas de concreto camada por camada, com base em modelos digitais.
“Essa tecnologia otimiza a produção, reduz os recursos utilizados, como mão de obra, energia e espaços físicos, além de diminuir o volume de resíduos. Traz mais praticidade, pois possibilita a produção de objetos de qualquer geometria”, ressaltou.
Caroline Silva Araújo abordou tecnologias da construção 4.0, que tornam os processos mais eficientes e transparentes. Entre eles, destacou o uso de BIM, IoT, Computação em Nuvem, Inteligência Artificial e, principalmente, Gêmeos Digitais - tema central de suas pesquisas no mestrado e doutorado.
Gêmeos Digitais tratam-se da integração da versão digital do projeto com a obra em execução, por meio de sensores e dispositivos IoT no ambiente físico, permitindo o monitoramento em tempo real, a realização de simulações e tomadas de decisão mais precisas ao longo do ciclo de vida da obra.
“Entre os principais desafios atuais para o uso dessa tecnologia estão a necessidade de formação de profissionais capacitados, o desenvolvimento de infraestrutura adequada, além da criação de ferramentas de suporte e normas para segurança cibernética e proteção da propriedade intelectual”, destacou.
A Tech Talks reforça o compromisso da Atitus com a formação de profissionais preparados para os desafios da construção civil contemporânea.
Acesse este link para conferir a íntegra do evento.