Startup que transforma resíduos sólidos em energia vence o Hackathon e será incubada no Hub Aliança
Publicado em 18/06/2024
Seis novos negócios foram criados em mais de 20 horas de imersão e soluções de problemas reais
A primeira edição do Hackathon by Aliança, realizada no fim de semana, no Hub Aliança, em Passo Fundo, proporcionou o surgimento de seis novas startups em mais de 20 horas de atividades práticas e imersão em soluções inovadoras. O grupo vencedor foi a ReViva Energia, um empreendimento que visa transformar resíduos sólidos em energia. A ideia foi premiada com a incubação no Hub Aliança por três meses, com direito a mentoria de empresas fundadoras e parceiras do Instituto Aliança Empresarial.
Ao todo, foram dois dias conectados ao mundo da inovação e da solução de problemas reais do mundo. Os grupos apresentaram temas como escola de sustentabilidade, redução de sedentarismo, prevenção de fake news, catástrofes climáticas e áreas de risco, educação financeira e transformação de resíduos sólidos em energia. Os grupos foram avaliados por uma banca que contava com a diretoria do Instituto Aliança Empresarial e empresas associadas à organização.
De acordo com o vice-presidente do Conselho de Governança do Instituto Aliança Empresarial, José Luis Turmina, que compôs a banca avaliadora, o propósito da organização é provocar e desenvolver as mentes jovens da região ao criar oportunidades de conhecimento e de execução. “Nós vimos uma energia muito positiva, com boas ideias, pessoas integradas. Foi o primeiro de muitos, não apenas pensando no resultado imediato que gerou para as pessoas que participaram, mas ao despertar a consciência de inovação que queremos na região, com o início da cultura da inovação. Esses dois dias foram de muito conhecimento e experiências, acima do esperado”, destaca.
O empreendedor no ramo de engenharia de produtos, Matheus Afonso Stracke, de 22 anos, foi um dos responsáveis pela criação da ReViva Energia durante o Hackathon. Segundo o CEO da startup, a experiência do hackathon foi fundamental para tirar a ideia do papel e colocá-la em prática. “Foi uma experiência única. Quem participou entrou de uma forma e saiu de outra completamente diferente. Aqui a mágica acontece, pois fizemos um negócio concreto em 20 horas. Isso não parecia possível, mas foi. Foram ideias muito boas em todo o hackathon”, descreve o vencedor sobre a sensação de ter participado do evento.
A partir de agora, a ReViva Energia se conecta junto ao Hub Aliança para trabalhar no plano de negócio e incorporar um Mínimo Produto Viável (MPV) em nível municipal. “É um prazer conseguir transformar tudo o que geramos de resíduos sólidos em energia, de fato. O nosso propósito é reduzir a quantidade de resíduos não degradáveis e não recicláveis do nosso planeta, agregando valor, convertendo em energia ao invés de descartá-lo. Essa transformação ocorre em uma usina de CDR, que é uma unidade de trituração e secagem deste resíduo, gerando assim o combustível de resíduo (CDR)”, explica Stracke.
Na avaliação do fundador e diretor de marketing e vendas da Insight Academy, Leonardo Mecca, o objetivo de impactar os participantes foi atingido durante a imersão no Hub Aliança. Conforme ele, todas as startups possuem potencial de aplicar as suas ideias no mercado. “Batemos a meta de criação de seis novas startups que construíram modelos de negócios estruturados e podem colocar sua solução na rua para conseguir os primeiros clientes. Ao ouvir os depoimentos dos participantes, concluímos que o objetivo de impactar a região também foi alcançado, pois todos enfatizaram a qualidade da dinâmica e valorizaram muito a experiência de aprendizado”, afirma.
Confira as startups e suas soluções apresentadas no Hackathon by Aliança: ReViva Energia: Startup de transformação de resíduos em combustível CDR, químico que substitui cavacos de madeira em caldeiras. Fackta: Plataforma que utiliza IA para prevenção de "deep fakes" em vídeos. Renova Finanças: Plataforma que realiza a liquidação de dívidas através da educação financeira. Salve-se: Aplicativo com foco na mensuração de dados de catástrofes climáticas e solicitação de resgates em áreas de risco. GoFitPro: Aplicativo para redução do sedentarismo através de esportes em grupo e aluguel de quadras de esporte. EcoNova: Escola de Sustentabilidade em modelo de Franquia que atende programas de ESG de empresas de grande porte.
Conteúdo produzido pela Propósito Comunicação