PROCESSO SELETIVO 2025/1. INSCREVA-SE AGORA MESMO.

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Startup Missão Criativa promove workshops de cocriação em parceria com a Xalingo Brinquedos

Publicado em 04/07/2024

Escrito por: Bárbara Born

A parceria surgiu após a startup participar do BRDE Labs RS 2023

Uma oportunidade para trocar ideias e cocriar novos brinquedos e jogos educativos para crianças, principalmente as neurodiversas - que apresentam diferenças no desenvolvimento neurológico, como o autismo. Assim foram os workshops promovidos pela startup Missão Criativa, resultado de ações extensionistas e pesquisas científicas do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Atitus (PPGARQ), e a Xalingo Brinquedos, na terça-feira (2). As atividades foram realizadas no Campus Santa Teresinha, em Passo Fundo.

A parceria surgiu após a startup, que desenvolve brinquedos educativos, participar do BRDE Labs RS 2023, programa realizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que teve a Xalingo Brinquedos como uma das empresas âncoras.

“Ano passado aconteceu a conexão com a Missão Criativa e, amadurecendo as conversas, decidimos fazer esse workshop para ajudar, tanto a startup, quanto a Xalingo a gerar insights de produtos nessa convergência de conhecimento”, explica a diretora e chefe da área digital da Xalingo, Paula Ebert Harsteln.

Startup Missão Criativa promove workshops de cocriação em parceria com a Xalingo Brinquedos  (10).jpeg

Um total de 60 profissionais da educação e saúde, pais e 25 crianças participaram dos workshops. À tarde, os professores da Escola Municipal de Autistas Professora Olga Caetano Dias e os alunos estiveram presentes. À noite, o público foi composto por profissionais da educação e saúde, além de pais.

Startup Missão Criativa promove workshops de cocriação em parceria com a Xalingo Brinquedos  (14).jpeg

A professora do PPGARQ e CEO da startup Missão Criativa, Andréa Quadrado Mussi, explica que durante os workshops foram promovidas dinâmicas para gerar insights para criação de novos brinquedos e jogos educativos. “A equipe de Desenvolvimento de Produto da Xalingo acompanhou de perto as atividades, as observações e sugestões dos profissionais. As pesquisas realizadas pelo PPGARQ também vão contribuir na elaboração desses brinquedos, principalmente para crianças neurodiversas”, destaca.

A professora da Escola Municipal de Autistas, Maria Andreia, aprovou a iniciativa. “É uma grande satisfação participar desta atividade, além de nos desafiar, faz pensarmos além do papel do brinquedo de divertir, mas da sua importância também no desenvolvimento das crianças”, ressalta.

Startup Missão Criativa promove workshops de cocriação em parceria com a Xalingo Brinquedos  (1).jpeg

Sobre a Xalingo Brinquedos

Com 76 anos de história, a Xalingo S/A Indústria e Comércio desenvolve produtos e brinquedos que auxiliam no desenvolvimento social e intelectual das crianças. Possui um parque industrial em Santa Cruz do Sul com mais de 36 mil m², além de uma planta produtiva em Itupeva/SP e um centro de distribuição em Barra Velha/SC. Hoje são mais de 850 produtos diferentes em seu mix, produzindo brinquedos em madeira e plástico com as divisões de injeção, sopro e rotomoldagem. Além disso, produz itens em plástico voltados ao agronegócio e conta com uma matrizaria própria.

Sobre a startup Missão Criativa

A Missão Criativa constrói brinquedos educativos. A startup é resultado de uma pesquisa científica aplicada e atividades extensionistas desenvolvidas desde 2017 no grupo de pesquisa Núcleo de Inovação e Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (NITAU), do PPGARQ da Atitus Educação. Os brinquedos são todos de papelão ou PLA biodegradável, projetados no computador e fabricados em equipamentos como cortadora a laser e impressora 3D.

Além dos resultados positivos, a pesquisa também já conquistou premiações e incentivos, como a aprovação de projetos de pesquisa na FAPERGS e no CNPq, de incentivo à inovação na startup. Os projetos contam com a participação das alunas do PGGARQ e bolsistas CNPq pela startup, Joana Pissolatto e Carina Ickert, da egressa da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Atitus e bolsista CNPq, Raiana Bonatto, e das graduandas de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Vitória de Lara, Gisele Trento, Anelise Wachoski da Silva e bolsistas de Iniciação Tecnológica Fapergs e CNPq, Júlia Scopel e Gabriela Gonçalves, além da colaboração da egressa Priscila Isele.

Sobre o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

Aprendizagem customizada e conexão entre a pesquisa e o mercado são alguns dos diferenciais dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Atitus Educação. Todos os Programas são reconhecidos pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. No Mestrado em Arquitetura e Urbanismo as linhas de pesquisa são: Morfologia, usos e apropriações das edificações e dos espaços construídos e Tecnologia, projeto e gestão do ambiente construído. Os interessados podem se inscrever até o dia 02 de agosto, através do site atitus.edu.br/pos.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

© 2024 Atitus Educação.

logo