Startup Missão Criativa promove workshops de cocriação em parceria com a Xalingo Brinquedos
Publicado em 04/07/2024
Escrito por: Bárbara Born
A parceria surgiu após a startup participar do BRDE Labs RS 2023
Uma oportunidade para trocar ideias e cocriar novos brinquedos e jogos educativos para crianças, principalmente as neurodiversas - que apresentam diferenças no desenvolvimento neurológico, como o autismo. Assim foram os workshops promovidos pela startup Missão Criativa, resultado de ações extensionistas e pesquisas científicas do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Atitus (PPGARQ), e a Xalingo Brinquedos, na terça-feira (2). As atividades foram realizadas no Campus Santa Teresinha, em Passo Fundo.
A parceria surgiu após a startup, que desenvolve brinquedos educativos, participar do BRDE Labs RS 2023, programa realizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que teve a Xalingo Brinquedos como uma das empresas âncoras.
“Ano passado aconteceu a conexão com a Missão Criativa e, amadurecendo as conversas, decidimos fazer esse workshop para ajudar, tanto a startup, quanto a Xalingo a gerar insights de produtos nessa convergência de conhecimento”, explica a diretora e chefe da área digital da Xalingo, Paula Ebert Harsteln.
Um total de 60 profissionais da educação e saúde, pais e 25 crianças participaram dos workshops. À tarde, os professores da Escola Municipal de Autistas Professora Olga Caetano Dias e os alunos estiveram presentes. À noite, o público foi composto por profissionais da educação e saúde, além de pais.
A professora do PPGARQ e CEO da startup Missão Criativa, Andréa Quadrado Mussi, explica que durante os workshops foram promovidas dinâmicas para gerar insights para criação de novos brinquedos e jogos educativos. “A equipe de Desenvolvimento de Produto da Xalingo acompanhou de perto as atividades, as observações e sugestões dos profissionais. As pesquisas realizadas pelo PPGARQ também vão contribuir na elaboração desses brinquedos, principalmente para crianças neurodiversas”, destaca.
A professora da Escola Municipal de Autistas, Maria Andreia, aprovou a iniciativa. “É uma grande satisfação participar desta atividade, além de nos desafiar, faz pensarmos além do papel do brinquedo de divertir, mas da sua importância também no desenvolvimento das crianças”, ressalta.
Sobre a Xalingo Brinquedos
Com 76 anos de história, a Xalingo S/A Indústria e Comércio desenvolve produtos e brinquedos que auxiliam no desenvolvimento social e intelectual das crianças. Possui um parque industrial em Santa Cruz do Sul com mais de 36 mil m², além de uma planta produtiva em Itupeva/SP e um centro de distribuição em Barra Velha/SC. Hoje são mais de 850 produtos diferentes em seu mix, produzindo brinquedos em madeira e plástico com as divisões de injeção, sopro e rotomoldagem. Além disso, produz itens em plástico voltados ao agronegócio e conta com uma matrizaria própria.
Sobre a startup Missão Criativa
A Missão Criativa constrói brinquedos educativos. A startup é resultado de uma pesquisa científica aplicada e atividades extensionistas desenvolvidas desde 2017 no grupo de pesquisa Núcleo de Inovação e Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (NITAU), do PPGARQ da Atitus Educação. Os brinquedos são todos de papelão ou PLA biodegradável, projetados no computador e fabricados em equipamentos como cortadora a laser e impressora 3D.
Além dos resultados positivos, a pesquisa também já conquistou premiações e incentivos, como a aprovação de projetos de pesquisa na FAPERGS e no CNPq, de incentivo à inovação na startup. Os projetos contam com a participação das alunas do PGGARQ e bolsistas CNPq pela startup, Joana Pissolatto e Carina Ickert, da egressa da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Atitus e bolsista CNPq, Raiana Bonatto, e das graduandas de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Vitória de Lara, Gisele Trento, Anelise Wachoski da Silva e bolsistas de Iniciação Tecnológica Fapergs e CNPq, Júlia Scopel e Gabriela Gonçalves, além da colaboração da egressa Priscila Isele.
Sobre o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Aprendizagem customizada e conexão entre a pesquisa e o mercado são alguns dos diferenciais dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Atitus Educação. Todos os Programas são reconhecidos pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. No Mestrado em Arquitetura e Urbanismo as linhas de pesquisa são: Morfologia, usos e apropriações das edificações e dos espaços construídos e Tecnologia, projeto e gestão do ambiente construído. Os interessados podem se inscrever até o dia 02 de agosto, através do site atitus.edu.br/pos.