Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Wise Innovation e SebraeX abrem inscrições para o Startup Guide RS

Publicado em 24/11/2022

Atitus Educação é uma das apoiadoras do guia que vai reunir as principais startups do ecossistema gaúcho

Empreendedores interessados em divulgar seus negócios em um guia que vai mostrar o trabalho das principais startups do ecossistema gaúcho já podem se inscrever no Startup Guide. O projeto é inédito na América Latina. A publicação é feita a partir de uma metodologia da empresa dinamarquesa criadora do guia. Hoje, existem versões em cidades como Londres, Nova York, Barcelona e Lisboa.

O Startup Guide do Rio Grande do Sul é um projeto realizado em conjunto pelo SebraeX e executado pela Wise Innovation. Tem como objetivo conectar o Estado a uma rede presente em mais de 50 cidades no mundo. A versão final do Startup Guide do Rio Grande do Sul, impresso e digital, será divulgada nos principais eventos de inovação e tecnologia, como o Web Summit, na Europa, o SXSW, nos Estados Unidos, entre outros.

Para o CEO da Wise Innovation, Paulo Renato Ardenghi, o esforço, agora, é cadastrar o maior número possível de startups atuantes no Estado. “Há oportunidade para todos participarem, mostrarem aquilo que está sendo feito, trocarem experiências, ensinarem e aprenderem”, diz Ardenghi. “É assim que vamos mostrar ao mundo tudo o que está acontecendo no Rio Grande do Sul e conectar nossas startups a negócios em outros países e continentes”.

As regras e o cronograma para participar da publicação foram divulgadas durante o evento realizado no dia 22 de novembro, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. As startups interessadas podem se inscrever através do link https://startupguide.com/formP/0ia94t8e. Os nomes das primeiras startups selecionadas serão conhecidos no próximo South Summit Brazil, em março de 2023, em Porto Alegre.

O guia será dividido em sete categorias: Espaços, Programas, Fundadores, Investidores, Escolas/Universidades e Experts. Para produzir o material, serão realizadas entrevistas e pesquisas com agentes locais, empreendedores, programação de aceleração, hubs de inovação, especialistas, fundos de investimento, universidades e outros atores que estejam integrados ao ecossistema de startups do Estado.

O Diretor Superintendente do Sebrae-RS, André Godoy, reforça a importância de reunir o maior número de informações sobre as startups. "Isso vai colocar o Rio Grande do Sul em um novo patamar e gerar muito mais negócios para as nossas empresas. É uma iniciativa ousada e que só poderia ser feita com a união de pessoas que têm a visão do quanto o Estado cria e pode crescer", salienta Godoy.

O CEO da Atitus Educação, Eduardo Capellari, destaca a importância da comunicação e da formação de profissionais capacitados para a atuação das empresas em cenários globais. “Qualquer ferramenta, qualquer plataforma que permita o olhar receptivo para o Brasil, para o Rio Grande do Sul, como um local para trabalhar, para investir, é o que precisamos'', indica Cappelari. “Que a gente consiga comunicar que nós temos um ambiente acolhedor, e que nós temos a capacidade de um povo diverso atuando no nosso território. É isso que vai fazer com que a gente consiga transformar, de fato, o Rio Grande do Sul”.

startup guide - capelari.JPG

Categorias

Entre as categorias que irão compor o guia, o foco está em Startups. A categoria Programas vai organizar as iniciativas por cidades, instituições, aceleradoras e corporações uma visão geral dos programas existentes.

Em Espaços, serão abordados os coworkings e sua infraestrutura. Já a categoria Fundadores reunirá aqueles que fundaram startups já bem-sucedidas, que poderão compartilhar suas experiências. Em Escolas/Universidades, será detalhada a área de empreendedorismo e inovação e como as instituições estão investindo nessas áreas.

A categoria Investidores vai apresentar quem são e como investem aqueles que buscam startups para impulsionar. Por fim, a categoria Experts será dedicada aos sponsors do guia, consideradas as empresas mais maduras que podem passar ensinamentos aos demais.

Além da realização do SebraeX e execução da WISE Innovation, o Startup Guide gaúcho tem patrocínio do Instituto Caldeira, Hélice, Atitus Educação, Imobi e Randon, e ainda Media Partner do Grupo RBS.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo