Representantes da Atitus destacam integração, inovação e resiliência no South Summit Brazil 2025
Publicado em 12/04/2025
Escrito por: Caue Fonseca
Tema da resiliência de cidades ganhou protagonismo um ano após enchente
Durante três dias de intensa programação no Cais Mauá, em Porto Alegre, o South Summit Brazil reuniu nomes de referência em inovação, empreendedores, investidores e lideranças em um ambiente pulsante de troca de ideias e construção de soluções.
Nesta quarta edição do evento, representantes do Ecossistema Atitus marcaram presença, reforçando o compromisso da instituição com a integração em busca do desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios complexos da sociedade.
Para Vinícius Severo, vice-presidente de Mercado da Atitus, esta foi a edição mais madura do South Summit. “Para mim, o South Summit foi a melhor das quatro edições já realizadas. Esse ano mostrou mais maturidade do evento, com organização mais robusta, qualidade superior das palestras e espaços de integração e networking muito mais bem estruturados”, afirmou.
Severo destacou ainda a relevância dos conteúdos voltados a áreas estratégicas da Atitus:
“Os painéis e palestras sobre inovação, sustentabilidade e tecnologia nas áreas do agronegócio e da saúde foram um destaque, justamente por serem duas escolas muito importantes dentro do nosso Ecossistema.”
Já Caio Peppe, diretor da Escola de Negócios e Tecnologia da Atitus, apontou a integração como palavra-chave desta edição. Para ele, o evento refletiu um esforço coletivo pela reconstrução do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre, ainda marcados pela tragédia climática de 2024 que afetou especialmente a região do Cais.
“Estava muito forte a questão da reconstrução da cidade. E o que ficou claro é que isso só será possível com uma ampla integração – de canais, de ecossistemas, da junção de múltiplos atores para gerar inovação”, analisou.
Caio fez ainda uma ponte direta entre os debates do South Summit e o propósito da Atitus:
“Isso está super atrelado com a nossa missão, que é integrar soluções para um mundo cada vez mais complexo. E isso passa pelo desenvolvimento de lideranças sustentáveis, pela desburocratização e por uma forte mediação da tecnologia. Me deu orgulho ver que estamos totalmente conectados com o que está sendo discutido ali.”
Vinícius Severo, Caio Peppe e Daniel Fernandes Alves, Head de Comunicação da Atitus, em passagem pelo South Summit
Para Juliana Suzin, CEO da Startup Academy, empresa do Ecossistema Atitus, o evento tem um valor simbólico especial:
“O South Summit deste ano tem um gostinho especial, porque foi no South Summit do ano passado que nós lançamos a Startup Academy. Estar de volta é celebrar esse marco e perceber o quanto amadurecemos ao longo do primeiro ano”.
CEO da Startup Academy, Juliana celebrou um ano do lançamento da edtech no mesmo evento do ano passado
Juliana também destacou a presença de figuras inspiradoras no evento:
“Um ponto alto foi a interação com a [jornalista e empresária] Monique Evelle, que é uma das mentoras do nosso curso. Fui citada por ela no palco, numa fala poderosa ao lado da Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil. Elas trouxeram uma perspectiva muito relevante sobre liderança feminina e planejamento de longo prazo. Monique disse que ‘investir em mulheres sempre traz retorno’, e isso resume muito bem o que queremos fomentar com a Startup Academy.”
A diretora da unidade de Porto Alegre da Atitus, Bárbara Costa, também compartilhou suas impressões.
“Foi uma imersão em ambientes de diferentes segmentos, todos pautados pela inovação. Saio de lá inspirada por novas ideias, potenciais parcerias e soluções. O networking foi excelente, e uma apresentação sobre responsabilidade social no Amazonas me marcou em especial, pois dialogou diretamente com a questão climática que vivemos no Rio Grande do Sul”, destacou.
O South Summit Brazil
Realizado entre os dias 9 e 11 de abril, o South Summit Brazil é um dos principais eventos de inovação da América Latina. Mais do que uma feira de negócios, é um ponto de encontro para quem pensa o futuro reunindo startups em busca de investidores, empresas interessadas em inovação e lideranças globais que compartilham conhecimento e inspiração.
Este ano, o tema da resiliência ganhou protagonismo, especialmente após a enchente que atingiu o estado do Rio Grande do Sul em 2024. Painéis, debates e pitches giraram em torno de como tornar cidades mais resilientes e sociedades mais preparadas para os desafios ambientais e sociais da atualidade.