Programas de Pós-graduação em Odontologia do RS se reúnem na Atitus Educação

Publicado em 15/07/2023

Vice-presidente de Inovação da Atitus falou no evento sobre gestão universitária

Com o objetivo de debater a empregabilidade e o desenvolvimento de habilidades alinhadas com o mercado de trabalho, coordenadores, professores e alunos de seis programas de Pós-graduação em Odontologia do Rio Grande do Sul se reuniram na Atitus Educação. Na oportunidade, o vice-presidente Executivo de Inovação da Atitus, Daniel Quintana Sperb, compartilhou sua visão sobre o tema “Gestão Universitária: A Tríade da Mudança”. A atividade foi organizada pela Atitus e aconteceu na última sexta-feira (14), no Campus Santa Teresinha, em Passo Fundo.

2.jpg

Os participantes foram recebidos pela head de Pós-Graduação Pesquisa, Extensão e Internacionalização da Atitus, Caliane Christie Oliveira de Almeida e o coordenador do programa de mestrado e doutorado em Odontologia da instituição, Rafael Sarkis Onofre.

3.JPG

Durante o encontro, o vice-presidente de Inovação da Atitus, Daniel Quintana Sperb, falou aos presentes sobre gestão universitária. “A temática surge para desbravar novas perspectivas de interação entre a academia e o mercado. Busca estabelecer ainda um diálogo transdisciplinar sobre a conversão do conhecimento acadêmico em força propulsora para o crescimento econômico e social”, disse.

Dividida em três partes, a palestra trouxe tópicos importantes para o debate. “Primeiro falamos sobre gestão, onde discutimos os desafios e soluções contemporâneas na administração universitária. Exploramos também como uma gestão eficaz pode tornar as universidades mais ágeis, receptivas à inovação e melhor preparadas para aplicar a pesquisa acadêmica em práticas e produtos que beneficiem a sociedade”, explica Sperb.

A tecnologia também esteve em foco, investigando como a digitalização está reformulando a pesquisa e a prática acadêmica. “Destacamos a importância da alfabetização digital, o papel das novas tecnologias na promoção da colaboração e o potencial da inteligência artificial e do big data, para acelerar a pesquisa e converter descobertas acadêmicas em inovações práticas”, pontua.

1.jpeg

O vice-presidente da Atitus destacou ainda sobre design, apresentando uma reflexão sobre como a abordagem de inovação orientada pelo design, conforme exemplificado pelo modelo de negócio da Atitus, pode ser aplicada à gestão universitária. “Consideramos como esse método, centrado no usuário e na solução de problemas, pode auxiliar na construção de programas acadêmicos mais envolventes, alinhados às demandas atuais do mercado e mais eficazes na transformação de pesquisas teóricas em impacto prático”, completou Sperb.

As reflexões sobre a temática central e o papel das instituições na sociedade contemporânea também foram debatidas pelos representantes das instituições participantes. As atividades seguiram em forma de mesa redonda e foram debatidas em pequenos grupos.