Programas de Mestrado da Atitus sobem de conceito na Avaliação Quadrienal da Capes

Publicado em 14/09/2022

Quatro mestrados oferecidos pela instituição receberam conceito 4

A excelência acadêmica dos cursos de pós-graduação da Atitus Educação é mais uma vez confirmada na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período 2017-2020. Dos seis programas de mestrado oferecidos pela instituição, quatro subiram de conceito.

A cada quatro anos, a Capes avalia os cursos de mestrado e doutorado de todo o Brasil. A qualificação é realizada com base em critérios que consideram, essencialmente, a produção científica de docentes e discentes, a formação do corpo docente, a qualidade da formação dos alunos e o impacto social do programa.

Na última avaliação, divulgada pela Capes nesta segunda-feira (12), subiram para o conceito 4, os PPGs em Arquitetura e Urbanismo, Direito, Odontologia e Psicologia. No mesmo patamar, se manteve o PPG em Administração, e no conceito 3, o PPG em Engenharia Civil. Com esse resultado, mais de 80% dos cursos de mestrado da instituição têm conceito 4.

O vice-presidente de Inovação Acadêmica da Atitus, Daniel Sperb, considera que o resultado foi obtido graças à evolução diferenciada da instituição. “Nosso compromisso com a educação transcende o tipo de organização acadêmica. Mesmo sendo uma faculdade, nossos cursos de mestrado e doutorado demonstram o quão primamos por uma educação de alto nível. O resultado da Capes foi o coroamento de um modelo educacional diferenciado, conduzido por um talentoso grupo de profissionais e validado por um seleto time de estudantes dedicados”, salientou Sperb.

Já a diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Atitus, Caroline Calice da Silva, destaca a importância das notas recebidas. “O resultado obtido junto à Capes representa o reconhecimento da qualidade dos cursos e da formação oferecida, bem como das pesquisas realizadas pelos professores. Ao longo de toda a existência dos PPGs da Atitus Educação, desde a sua concepção, sempre trabalhamos para que esse resultado fosse atingido”, explica.

“É uma avaliação a longo prazo, onde informamos anualmente à Capes as atividades que são realizadas pelos cursos. Mediante os relatórios enviados, é feita uma avaliação criteriosa, que leva em conta diversos aspectos. O resultado é de fato, uma chancela da Capes da qualidade e consolidação dos nossos programas de pós-graduação e da pesquisa científica na instituição, ” enfatizou a diretora.

Avaliação Quadrienal Capes

Um dos principais objetivos da avaliação é garantir ao aluno de mestrado ou doutorado uma formação de qualidade, ofertada por um grupo de professores competentes, cientificamente produtivos e reconhecidos por seus pares. Além disso, a avaliação visa permitir que as próprias instituições possam traçar estratégias e definir suas políticas de aprimoramento interno.

Os resultados da avaliação periódica promovida pela Capes são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, e atribuídas após análise dos indicadores referentes ao período avaliado. Esta análise é conduzida nas comissões da área de avaliação da Capes e, posteriormente, no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), que homologa os resultados finais.

_MG_2689.JPG