Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Professor da Atitus integra Programa Nuffield e compartilha jornada internacional pelo futuro do agronegócio

Publicado em 19/12/2025

Docente da Escola do Agronegócio foi um dos seis brasileiros selecionados para o Programa Nuffield, referência global no agro

A Escola do Agronegócio da Atitus acompanha de perto a jornada internacional de Guilherme Silva de Oliveira, professor da instituição e um dos seis brasileiros selecionados para o Programa Nuffield de Pesquisa no Agronegócio 2025. Reconhecido mundialmente, o programa reúne jovens lideranças do agro de diversos países para uma imersão profunda em sistemas produtivos, inovação, políticas públicas e modelos de negócio que estão moldando o futuro do setor.

Associada à rede Nuffield no Brasil, a Escola do Agronegócio da Atitus integra uma organização internacional sem fins lucrativos, de origem inglesa, que há mais de 70 anos fomenta a inovação e o desenvolvimento de lideranças no agronegócio global. Guilherme participa do programa com apoio institucional da Atitus, reforçando a conexão da instituição com redes internacionais de conhecimento e inovação.

Nuffield (4).jpg

Uma jornada global pelo agro do presente e do futuro

A primeira etapa da jornada levou Guilherme e o grupo de pesquisadores ao sul da Austrália, região reconhecida pela diversidade de solos, sistemas produtivos e forte vocação exportadora. Em poucos dias, o grupo visitou universidades, centros de pesquisa, produtores de grãos e forrageiras, vinícolas, mercados, uma fazenda verticalizada de morangos e uma operação de leite totalmente robotizada.

Nuffield (1).jpg

Além das visitas técnicas, Guilherme participou da Conferência de Apresentação dos Novos Scholars 2026 da Nuffield Australia, um encontro que conecta pesquisadores iniciantes e membros experientes de uma das redes mais consolidadas do agro mundial.

“O foco do agro sul-australiano é muito claro: produtos premium, alta qualidade e exportação. Ao mesmo tempo, os desafios são intensos, especialmente em relação à disponibilidade de água, às secas cada vez mais frequentes e à retenção de mão de obra no campo”, relata Guilherme. Segundo ele, a resposta do setor passa por tecnologia, decisões mais profissionais, diversificação estratégica e uma visão de negócio cada vez mais presente na agricultura.

Diferentes países, realidades e aprendizados

A jornada internacional seguiu por Singapura, onde o grupo conheceu iniciativas de agricultura urbana e vertical, como aquaponia e jardins comestíveis, além de centros de distribuição de alimentos, mercados premium e instituições financeiras. Apesar do discurso forte em sustentabilidade, Guilherme observa que o papel de Singapura no agro mundial está mais ligado à logística, ao comércio e à segurança alimentar do que à produção em larga escala.

Nuffield (2).jpg

Nas Filipinas, o foco foi a segurança alimentar em um país com mais de 118 milhões de habitantes e desafios significativos relacionados à escala produtiva, logística, clima e sucessão no campo. O grupo visitou centros de pesquisa em arroz e leite, cooperativas, fazendas de pequeno porte e iniciativas de empreendedorismo feminino. “É um país que enfrenta enormes dificuldades, mas também demonstra uma capacidade impressionante de adaptação, inovação e geração de oportunidades”, destaca.

A etapa na Dinamarca revelou um modelo altamente organizado, com forte atuação de cooperativas, foco em produtos premium e uma agenda ambiental robusta. Mesmo com dimensões territoriais reduzidas, o país exporta três vezes mais alimentos do que consome. “A discussão ambiental é central, com metas claras de neutralização de emissões no agro até 2045, o que impacta diretamente decisões produtivas, investimentos e políticas públicas”, explica Guilherme.

Nos Estados Unidos, a passagem pela Califórnia evidenciou a complexidade da gestão hídrica em uma das regiões agrícolas mais produtivas do mundo. O grupo visitou pomares de amêndoas e pistache, vinhedos, fazendas de laticínios, centros de pesquisa e operações com tratores autônomos. A escassez de água, a mão de obra e questões geopolíticas e comerciais também apareceram como fatores críticos para o setor.

Nuffield (6).jpg

A última etapa do roteiro passou pelo Chile, único país latino-americano visitado. Com forte cultura exportadora e grande diversidade produtiva, o país se destaca pela agregação de valor no agro. “O Chile tem um sentimento de proximidade e cooperação muito forte. Ao mesmo tempo, enfrenta desafios importantes relacionados à irrigação, às mudanças climáticas e à pressão sobre margens dos produtores”, observa.

Pesquisa, inovação e impacto na Atitus

Ao longo de 18 meses, Guilherme desenvolve o projeto de pesquisa com o tema: “Como ecossistemas de inovação e tecnologia para o agro vêm operando atualmente no mundo todo, e o que o Brasil pode aprender com isso”, analisando conexões entre universidades, centros de pesquisa, startups, governos, empresas e iniciativas intraempreendedoras.

Com formação em Engenharia Elétrica, especializações em Agricultura de Precisão e MBA em Gerenciamento de Projetos, Guilherme acumula mais de 17 anos de atuação em inovação, tecnologia e desenvolvimento de produtos para o agronegócio, além de relacionamento com ecossistemas de inovação. Atualmente, atua como professor da Atitus e consultor da TechnNova, empresa do Ecossistema Atitus.

“A conexão da Atitus com o mercado e com a inovação foi decisiva para esse projeto. Minha intenção é compartilhar todo esse aprendizado em sala de aula e em diferentes frentes do ecossistema, especialmente na Escola do Agronegócio”, afirma Guilherme.

Para a Atitus, a participação no Programa Nuffield reforça o compromisso na internacionalização com uma formação conectada ao mundo real, às transformações globais e à construção de lideranças capazes de pensar o agronegócio de forma estratégica, sustentável e inovadora.

Nuffield (5).jpg

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

© 2024 Atitus Educação.

logo