Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Por que o curso de Odontologia da Atitus é um dos melhores do Rio Grande do Sul?

Publicado em 24/09/2022

Escrito por: Comunicação Atitus

Na Atitus, o ciclo de ensino da Odontologia é completo, área em que a instituição já desponta como referência por meio dos seus cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado

Existem várias razões que podem levar uma pessoa a escolher uma determinada profissão: admiração ou afinidade, sonho a ser realizado ou o salário e a carreira do profissional, por exemplo.

“No curso de Odontologia, as técnicas modernas são aliadas às propostas dos novos materiais que vão ser utilizadas no futuro. Ou seja, o profissional formado pela Atitus vai ter a possibilidade de atuar no mercado de hoje, mas com conhecimento necessário para tratamentos e procedimentos que surgirão nos próximos anos, e isso envolve diversos fatores, como o conhecimento técnico, habilidades motoras e, principalmente, o uso de novas tecnologias para oferecer o melhor atendimento aos pacientes”, ressalta o vice-presidente acadêmico da Atitus, William Zanella.

A especialista em Dentística Restauradora, mestre em Odontologia e coordenadora do curso de Odontologia da Atitus, professora Joseane Calza, comenta que o curso capacita para diagnosticar e atender pacientes com problemas e alterações que afetam qualquer parte da estrutura mandibular, como dentes, gengivas e o sistema muscular nervoso. Além disso, as aulas são focadas na atuação do profissional do futuro. “Desenvolvemos todas as habilidades técnicas em nossos alunos e comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho. Nossa ampla estrutura possui equipamentos de alta tecnologia e é pensada para que os estudantes, literalmente, ‘coloquem a mão na massa’ por meio de aulas práticas que possuem uma carga horária expandida”, relata.

Se você possui interesse em fazer Odontologia, seja qual for a razão que o leve a pensar sobre isso, conheça neste conteúdo alguns motivos para seguir essa carreira. Mas antes, uma curiosidade: Na Atitus o ciclo de ensino da Odontologia é completo, área em que a instituição já desponta como referência por meio dos seus cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Curso reconhecido com conceito 4 pelo MEC numa escala que vai de 1 a 5.

O curso de Odontologia, com sua proposta inovadora, oportuniza a formação de um profissional qualificado, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde bucal do indivíduo, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional.

Professores engajados na excelência da formação profissional, nos quais os procedimentos clínicos realizados pelos alunos nas clínicas seguem uma ordem de complexidade, proporcionando ao aluno uma visão holística do paciente. O profissional formado no curso de Odontologia da Atitus aprenderá a compreender o processo saúde-doença para contribuir com as melhorias das condições bucais da população.

O curso conta com clínicas modernas e equipadas, para proporcionar o desenvolvimento profissional dentro do contexto tecnológico e de habilidades alinhadas ao futuro do mercado de trabalho. “O curso de Odontologia da Atitus está crescendo, avançando no currículo e cada vez temos mais disciplinas de atendimento ao público. Com a clínica 2, poderemos ampliar nossa capacidade de atendimento clínico, oferecendo ainda mais oportunidades de aprendizado aos alunos”, observa a coordenadora da Graduação em Odontologia no campus Porto Alegre, professora Helena Carracho.

DENTISTA DO FUTURO

O especialista, Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) Rodrigo Beltrão, coordenador de pós-graduação lato sensu e educação continuada da Atitus, prevê que o fluxo digital vai fazer cada vez mais parte da rotina. “Os dentistas de sucesso estarão cada vez mais envolvidos na gestão das clínicas, planejamento dos casos e coordenação das equipes multidisciplinares. É claro que dentistas habilidosos e criativos sempre terão espaço, mas cada vez mais deverão ter suas skills de gestão e inovação incentivadas”, aponta.

Ações necessárias para se tornar um dentista do futuro vão além de simplesmente dominar a tecnologia associada à Odontologia Digital, mas, principalmente, o foco no planejamento dos casos, e no desenvolvimento de competências de gestão pessoal e financeira. “O dentista do futuro tem que sair da faculdade com seus objetivos profissionais definidos, assim como as etapas que devem ser cumpridas para chegar ao sucesso. A Odontologia do ‘primeiro me formo e depois deixo a vida me levar para ver o que fazer’ acabou! Cada vez mais, a gestão de carreira será uma necessidade imediata dos futuros odontólogos, que deverão ter habilidades de comunicação, comportamento, inovação e empreendedorismo desenvolvidas em sua formação acadêmica”, orienta o professor Rodrigo.

E é justamente com esse entendimento que a Atitus prepara seus profissionais.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre como se preparar para se tornar um dentista do futuro

FORMEI, E AGORA?

Com tratamentos cada vez mais aliados à tecnologia, precisos e eficazes, tanto para saúde quanto para estética bucal, a Odontologia constitui uma área promissora para quem busca ter sucesso. É o momento perfeito para quem almeja empreender. Tratar de questões empresariais pode ser uma novidade para muitos profissionais da saúde. Na Atitus, os estudantes são estimulados para desenvolver essa visão para o futuro e aproveitar todas as oportunidades para alcançar o sucesso profissional.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre como empreender na Odontologia

Estudantes da Atitus têm a oportunidade de passar pelo ciclo completo do estudo de Odontologia. Com amplo portfólio de cursos de educação continuada e especializações, que envolve áreas de dentística, prótese, harmonização orofacial e odontologia digital, os estudantes podem se desenvolver profissionalmente também no Mestrado e Doutorado 4.0.

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa de Pós-graduação em Odontologia da Atitus.

CENTRO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Para possibilitar aos acadêmicos o desenvolvimento profissional em todos os estágios do aprendizado do fluxo digital em odontologia, o Centro de Tecnologia e Inovação em Odontologia nasceu de uma parceria entre Atitus e CDI - Centro de Diagnóstico por Imagem em Odontologia, na perspectiva de criar um ambiente dentro da clínica, que permitisse uma imersão dentro do fluxo digital de odontologia aos alunos de Graduação e Pós-Graduação. Estarão à disposição equipamentos e tecnologias como tomógrafo cone bean digital, raio X panorâmico digital, raio X periapical digital, impressora 3D para uso odontológico, scanner intraoral e software para planejamento 3D.

Os estudantes recebem o treinamento para manuseio e aplicação de tecnologias nos tratamentos dos seus pacientes, utilizando os fluxos digitais dentro da clínica, nas etapas mais avançadas do curso de graduação e também na pós-graduação.

PERGUNTAS FREQUENTES NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO

Quanto custa montar uma clínica odontológica?

O SEBRAE considera que para abrir uma clínica de pequeno porte, será necessário o investimento de R$ 65 mil a R$ 100 mil. Esse valor será para custear gastos de móveis, equipamentos e instrumentos. O cálculo feito pela instituição é baseado em valores de materiais novos e nos preços de uma cidade de médio porte.

Porém, tudo vai depender da análise prévia e do tipo de negócio no qual o profissional pretender investir. Hoje, é muito comum dentistas trabalharem em vários locais e dividir as despesas com o objetivo de melhorar o lucro e/ou produtividade, assim como, a montagem de uma clínica em sociedade para conseguir agregar mais tecnologia, equipamentos diferenciados e diferenciais para se posicionar no mercado.

Quais são os primeiros instrumentais e/ou equipamentos que preciso ter?

Os instrumentais necessários para o início da profissão são todos adquiridos durante o curso da graduação pois, durante os laboratórios e atendimentos clínicos os alunos são ensinados como devem usar os instrumentais e materiais de acordo com a necessidade de cada tratamento.

Durante os cursos de educação continuada e pós-graduação os materiais adquiridos são focados para o atendimento da área escolhida.

Após o término da graduação o aluno precisa ter em mente de que forma deseja se posicionar como profissional e em qual área do mercado de trabalho irá buscar para se especializar. Se optar por abrir um consultório, precisa organizar um planejamento para investir o valor em todos materiais e equipamentos necessários para a montagem dos espaços.

O ideal é que o aluno consiga planejar sua carreira já no último ano da graduação, assim fica mais fácil realizar e executar os planos. Agora, caso desejar trabalhar em serviço público, é necessário investir tempo para os estudos.

Qual área mais procurada?

A Odontologia possui várias especialidades reconhecidas, porém algumas vem crescendo e possuem grande adesão por parte dos profissionais, são elas: Harmonização Orofacial, Prótese Dentária, Implantodontia, Odontologia Digital e Odontologia Estética e Cosmética.

Se eu trabalhar com pesquisa, posso só trabalhar dando aula?

Sim! Se o foco após formado é trabalhar com pesquisa, é normal dentro dos programas de Mestrado e Doutorado os profissionais dividirem suas atividades de pesquisa com a sala de aula. São estes profissionais que trazem as evidências científicas agregadas ao conhecimento clínico enriquecendo o aprendizado dos alunos.

O curso é reconhecido pelo MEC?

Sim! É um curso reconhecido com conceito 4 pelo MEC.

A faculdade ensina a parte de gestão ou só a clínica mesmo?

Na Atitus, além da formação técnica que é desenvolvida durante todo curso, os alunos também são preparados para desenvolver e aperfeiçoar suas capacidades comportamentais que hoje são extremamente necessárias para uma boa colocação no mercado de trabalho.

É por meio disso, que o estudante desenvolve capacidades para planejar e executar as estratégias necessárias para atingir sua meta de carreira e sucesso profissional.

Por que precisa fazer TCC na graduação?

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um trabalho desenvolvido que busca mostrar os conhecimentos e habilidades desenvolvidas ao longo da graduação. Possibilita um aprendizado bastante aprofundado sobre o tema escolhido. Pode também proporcionar uma experiência com a área da pesquisa.

O QUE DIZEM OS ESTUDANTES

"Antes mesmo de conhecer a Atitus, eu já ouvia indicações boas sobre o ambiente, professores e, principalmente, acessibilidade. Quando vim pela primeira vez conhecer o espaço, fui super bem recebido, conheci todos os espaços do curso de Odontologia e me encantei. Os professores são super acessíveis e a Atitus possui um olhar mais tecnológico, que me fez ter mais interesse ainda pela faculdade.” - José Guilherme Graeff - Estudante do 6° semestre de Odontologia no Campus Passo Fundo

“Escolhi a Atitus porque os professores não são somente professores, são nossos amigos, que nos acolhem e sempre estão dispostos a nos ajudar. Além de uma Instituição renomada, a Atitus faz jus a sua fama e nos deixa mais próximos dos nossos sonhos, pois trata todos de maneira justa e igualitária. Mas, na verdade, quem me escolheu foi a Atitus, pois fornece bolsas de estudos por meio do ProUni, abrindo inúmeras portas para realizarmos nossos sonhos. ” - Katrine Carniel - Estudante de Odontologia no Campus Passo Fundo

“Eu escolhi a Atitus depois de ver toda a infraestrutura e currículo dos professores. Me apaixonei! Depois que comecei a graduação, me surpreendi ainda mais com a qualidade de ensino. Os professores são todos ótimos e nosso campus é lindo! A Atitus é uma faculdade diferenciada, o nosso curso de Odontologia tem uma energia muito boa e a nossa comunicação com os professores e a coordenação do curso é super acessível! Cada vez mais, tenho a certeza que fiz a escolha certa!” - Bruna Ferreira, 6° semestre de Odontologia no Campus Porto Alegre

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo