Politécnica realiza primeira edição do Tech Talks 2025
Publicado em 26/03/2025
Escrito por: Bárbara Born
Evento debateu a união entre avanços tecnológicos e criatividade
A Escola Politécnica da Atitus Educação promoveu, no dia 19/3, a primeira edição do Tech Talks 2025, com o tema “Futurismo na Arquitetura, Engenharia e Construção: A Tecnologia Aliada à Criatividade”.
O evento reuniu mais de 200 participantes remotamente e contou com palestras de Wilson Barbosa Neto, sócio-fundador do Estúdio Protobox, e Andréa Quadrado Mussi, CEO da Missão Criativa e docente da Atitus. A mediação ficou por conta da professora e pesquisadora do PPGARQ da Atitus, Thaísa Leal da Silva.
O arquiteto e professor da PUC-Campinas, Wilson Barbosa Neto, abordou o desenvolvimento de protótipos utilizando métodos de fabricação digital automatizados, que otimizam os processos de design e criação de produtos.
“A tecnologia nos permite explorar soluções mais atuais e sustentáveis para o processo de fabricação”, destacou.
Em seguida, Andréa Mussi, arquiteta e docente do PPGARQ da Atitus, apresentou temas como o desenvolvimento de plugins BIM para automação de processos com linguagem de programação visual (VPL – Visual Programming Language), a criação de maquetes táteis e o estímulo à criatividade na infância por meio de brinquedos educativos fabricados digitalmente em papelão.
Docente da Atitus, Andréa apresentou maquetes táteis como exemplo de projeto criativo visando a inclusão
Carreiras com propósito
Durante o evento, foi enfatizada a importância de ter um propósito de carreira bem definido para orientar a escolha das tecnologias mais relevantes dentro do vasto leque disponível no mercado. Além disso, a professora Andréa Mussi ressaltou a necessidade de aprendizado contínuo e atualização profissional alinhada à visão de mundo de cada indivíduo, bem como a importância de uma postura visionária para acompanhar as constantes transformações do setor.
Fala de Wilson e Andréa, mediada pela professora Thaísa, foi assistida por mais de 200 participantes
As professoras Andréa Mussi e Thaísa Leal da Silva, organizadoras do evento, destacaram a relevância do debate sobre as possibilidades de carreira em áreas tecnológicas e criativas. “Muitas pessoas ainda veem essas áreas como desconectadas, mas as palestras demonstraram a forte relação entre arquitetura, engenharia, construção, computação e educação”, afirmaram.
O evento evidenciou o crescente interesse por novas trajetórias profissionais nesses campos interdisciplinares.
Acesse este link para conferir a íntegra do evento.