Pesquisas desenvolvidas na Atitus são premiadas em evento nacional

Publicado em 18/09/2023

Escrito por: Eduarda Ricci Perin

Estudos da pós-graduação em Odontologia receberam reconhecimento pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica

A 40ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizada entre os dias 2 e 5 de setembro, em Campinas, premiou e reconheceu pesquisas brasileiras relacionadas à Odontologia. Alunos e professores do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Atitus participaram ativamente do evento e conquistaram prêmios e menções honrosas, reforçando a qualidade de suas pesquisas.

A SBPqO é conhecida por promover debates e apresentações de alta qualidade na área odontológica e atraiu os principais pesquisadores do Brasil para o evento. A Atitus Educação foi destaque com três pesquisas reconhecidas.

Uma das conquistas da instituição foi a premiação da tese de doutorado de Mayara Prado, aluna da Atitus, orientada pelo professor Rafael Sarkis Onofre. A pesquisa de Mayara foi reconhecida como a melhor na área de Comportamento e Saúde Coletiva. Seu trabalho trouxe à tona questões importantes sobre as diferenças entre homens e mulheres na pesquisa odontológica.

Um dos resultados mais impactantes do estudo foi a diferença notável na representação de homens e mulheres como autores de estudos clínicos em odontologia. A pesquisa mostrou que, no caso dos autores principais, 53,44% eram homens e 46,56% eram mulheres. Quanto aos autores correspondentes, que lideram os estudos, 59,88% eram homens e apenas 40,12% eram mulheres.

Além disso, a pesquisa destacou que autores correspondentes tendem a colaborar mais frequentemente com autores principais do mesmo gênero. No entanto, um dado relevante foi que, quando uma mulher atuava como autora correspondente, a probabilidade de o autor principal também ser uma mulher aumentava em 57%, em comparação com os casos em que o autor principal era um homem.

Mayara Prado enfatizou a importância desses resultados afirmando que "esse último resultado destaca o papel fundamental das mulheres em posições de liderança e traz um alerta: a falta de mulheres em cargos de liderança na pesquisa pode estar limitando o progresso de mulheres no início de suas carreiras."

premio-ppgo (2).jpeg

Além da pesquisa de Mayara Prado, outras duas pesquisas realizadas em colaboração com a professora da Atitus, Fernanda Ortiz, também foram reconhecidas na 40ª Reunião da SBPqO. Uma delas recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria de Prevenção Odontológica, destacando o trabalho da professora Fernanda e seus colegas na promoção da saúde bucal preventiva. segunda pesquisa, em que a docente também participou, recebeu uma menção honrosa na área de Odontopediatria.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Atitus Educação, Rafael Onofre, enfatizou a importância da participação dos alunos e professores da instituição na SBPqO afirmando que "a participação em um evento como esse é fundamental para o desenvolvimento dos alunos e destaca a importância, qualidade e impacto das pesquisas realizadas na instituição."

A presença e o sucesso da Atitus Educação na 40ª Reunião da SBPqO destacam o compromisso da instituição em promover pesquisas de alta qualidade, inovadoras e com impacto na sociedade. Além disso, enfatizam o papel crucial da instituição na promoção da igualdade de gênero, na melhoria da saúde bucal preventiva e na excelência dos cuidados odontopediátricos.

Para mais informações sobre a pesquisa de Mayara Prado, acesse o estudo completo clicando aqui.

premio-ppgo (1).jpeg