Odontologia capacita profissionais da rede municipal de Passo Fundo

Publicado em 13/05/2023

Ação faz parte do Maio Vermelho, considerado o mês de prevenção ao câncer bucal

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer bucal foram focos centrais de uma capacitação, do curso de Odontologia da Atitus Educação, voltada para dentistas e profissionais da rede municipal de Passo Fundo. A iniciativa faz parte do movimento Maio Vermelho, que visa conscientizar a população sobre o tema. O evento aconteceu no Campus Santa Teresinha e reuniu, além dos profissionais da área, autoridades, diretores e docentes da Atitus.

Quando diagnosticado em estágios iniciais, o câncer bucal tem maiores chances de cura, o que torna fundamental a realização de exames periódicos e a adoção de hábitos saudáveis de vida. A campanha do Maio Vermelho busca incentivar a realização do autoexame, que consiste na verificação da boca e dos lábios em busca de lesões ou alterações que possam indicar a presença da doença.

DSC00643.JPG

Conforme explica a professora do curso de Odontologia da Atitus, Letícia Stefenon, a capacitação atende principalmente as equipes de atenção básica. “Relembramos alguns pontos importantes relacionados a epidemiologia, a educação em saúde, para fortalecer as equipes que recebem a maior parte dos usuários dos serviços de saúde pública aqui de Passo Fundo”, disse.

A relação da instituição com a comunidade também foi enfatizada pela docente. “Quando formamos profissionais, temos uma grande responsabilidade social, então nós como instituição e como docentes, podemos auxiliar no crescimento e na resolução de problemas que são apresentados pela comunidade”.

“Em relação ao câncer bucal, existem taxas altíssimas de mortalidade e de morbidade, quando as pessoas ficam com muitas sequelas após o tratamento, justamente porque o diagnóstico é feito muito tardio. Porém se diagnosticado na fase inicial é extremamente fácil de resolver, os exames são simples e fáceis, então fazermos educação em saúde e capacitar as equipes é um passo muito importante”, destacou Stefenon, que ministrou a atividade.

DSC00650.JPG

Segundo o diretor da Atitus em Passo Fundo, Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira, a instituição está aberta para ações em prol da comunidade. “Além de formar profissionais diferenciados, temos como propósito transformar vidas e essa capacitação reforça nosso compromisso com a comunidade, nessa parceria com a prefeitura municipal, promovendo um atendimento qualificado pelos profissionais da saúde”, frisou.

Presente no encontro, o secretário de Saúde de Passo Fundo, João Pedro Nunes, ressalta a importância da capacitação para a rede de atenção básica. “Nesse momento pós-covid é muito importante que haja essas capacitações, interlocuções e a aproximação das instituições para que nós possamos qualificar nossos profissionais. Agradeço a Atitus, a diretoria e os professores por esta parceria que faz não só com o poder público, mas com a cidade de Passo Fundo”, ressaltou o secretário municipal.

DSC00647.JPG

Para a dentista Angélica Amaroli, que atua no pronto atendimento do Cais Petrópolis, a atividade trata de um tema necessário e relevante para a população. “A capacitação da Atitus é muito importante porque a prevenção e fazer o diagnóstico do paciente, quando ele está num estágio inicial, auxilia muito para o tratamento ser mais fácil ou ser menos agressivo ao paciente. Então conseguirmos estar na linha de frente fazendo a prevenção, ajudando o paciente a saber se está com alguma lesão maligna ou não, vai facilitar muito no tratamento”, salientou.

Clínica Odontológica Atitus Educação

A Atitus Educação oferece atendimento à toda comunidade na Clínica Odontológica. Os procedimentos são realizados por estudantes da graduação ou cirurgiões dentistas já formados e que estão em fase de especialização nos programas de pós-graduação. Em ambos os casos, os serviços são supervisionados por professores mestres e doutores do curso de Odontologia.

Os atendimentos realizados pelos alunos da graduação não têm custo ao paciente, com exceção da despesa para a confecção de próteses. Já os cursos de pós-graduação possuem alguns custos, que variam de acordo com as especialidades. Os atendimentos devem ser agendados pelo WhatsApp (54) 3045-9037.