Atitus inaugura espaço de atendimento à comunidade em Porto Alegre

Publicado em 25/05/2023

Núcleo de Atendimento à Comunidade oferece serviços jurídicos e suporte psicológico prestado por estudantes de graduação sob supervisão dos professores

A Atitus Educação reservou uma estrutura especial no Campus MontSerrat para oferecer serviços nas áreas jurídica e psicológica. Foi inaugurado nesta terça-feira (23/5) o Núcleo de Atendimento à Comunidade.

O espaço vai concentrar e ampliar as atividades de duas estruturas que a Atitus já oferece à comunidade: o Núcleo de Práticas Jurídicas (Nujur), vinculado ao curso de Direito, e o Serviço Integrado de Atendimento em Psicologia (Sinapsi), da graduação em Psicologia.

Com 9 salas de atendimento distribuídas em 170 metros quadrados, o novo espaço permitirá ampliar o número de pessoas beneficiadas e qualificar ainda mais a formação dos alunos.

“Tanto no Nujur quanto no Sinapsi, os atendimentos são realizados pelos nossos acadêmicos, sob supervisão dos docentes. O Núcleo nos permite ampliar não só os serviços que oferecemos à comunidade, mas também as oportunidades dos nossos estudantes realizarem atividades práticas em suas áreas”, destaca a Diretora do Campus Porto Alegre da Atitus, Caroline Calice da Silva.

Coube a duas representantes dos alunos da Atitus cortar a fita inaugural do Núcleo: Lisandra Fátima Roman Perroni, do Direito, e Zilda Albuquerque, da Psicologia.

Confira os serviços disponíveis no Núcleo:

Nujur

O Nujur presta consultoria jurídica gratuita em diferentes áreas do Direito (cível, família, trabalhista, previdenciário, criança e adolescente, trânsito e administrativo) e em processos administrativos extrajudiciais perante INSS, IPE, entre outros.

Abriga também o primeiro Núcleo de Atendimento a Superendividados no RS, em parceria com o Procon de Porto Alegre e com o Tribunal de Justiça do Estado. O objetivo é mediar acordos entre endividados e seus credores, conforme previsto na lei 14.181, de 2021.

Sinapsi

Já o Serviço Integrado de Atendimento em Psicologia (Sinapsi) oferece atendimento à comunidade com foco em psicologia organizacional e clínica. A primeira inclui orientação profissional e suporte ao Projeto Pescar. A psicologia clínica inclui atendimentos em psicanálise, terapia cognitivo comportamental e psicologia sistêmica.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Atitus em Porto Alegre, Julia Protas, com a criação do Núcleo, o Sinapsi vai oferecer dois novos serviços à comunidade: atendimento a crianças e avaliação psicológica.

nucleo-salas (1).jpeg nucleo-salas (2).jpeg

Quem pode solicitar os serviços do Núcleo de Atendimento à Comunidade:

O Nujur atende à população de baixa renda (até 3 salários mínimos) que residam na região da comarca de Porto Alegre. Os atendimentos são gratuitos.

O Sinapsi é aberto ao público em geral. Os pacientes, porém, passam por uma triagem e o custo das sessões é de R$ 20.

Como solicitar os serviços:

• Para solicitar o serviço do Nujur é preciso entrar em contato pelo email nujur.poa@atitus.edu.br

• Já o agendamento no Sinapsi ocorre pelo email sinapsi.poa@atitus.edu.br.

Livro sobre Núcleo dos Superendividados

Durante o evento de inauguração do Núcleo de Atendimento à Comunidade, foi feito o lançamento do livro "Núcleo Multidisciplinar de Atendimento ao Superendividado".

Organizada pela professora Maria Cláudia Felten, coordenadora do curso de Direito da Atitus em Porto Alegre, a obra traz as impressões das equipes responsáveis por soluções para recuperar cidadãos mergulhados em dívidas, que geralmente comprometem sua autoestima e até sua saúde.

“A experiência mostra que a união colaborativa de entes privados e públicos pode promover o bem à sociedade”, destaca Maria Claudia.

nucleo-livro.jpg