Nova startup do Ecossistema Atitus Educação, ENTER Tech Edu tem inscrições abertas para capacitação gratuita em tecnologia

Publicado em 02/03/2023

Para o primeiro curso da Edtech há 6 mil vagas disponíveis. Meta é capacitar 18 mil pessoas em 2023

A Atitus Educação está agregando uma nova startup ao seu ecossistema de inovação. Com foco nas carreiras do futuro, a ENTER Tech Edu é uma escola totalmente online, cujo propósito é abrir as portas do mercado de tecnologia para jovens. A startup foi apresentada nesta terça-feira (28/2), em evento no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

Já em seu primeiro ano de atuação, a ENTER Tech Edu pretende capacitar, de forma gratuita, 18 mil pessoas para o mercado de tecnologia. Serão 6 mil vagas apenas para o curso INSERT, cujas inscrições já estão abertas no site https://entertechedu.com/. A ENTER atua em parceria com empresas privadas, que ajudam a patrocinar as capacitações e a elevar a oferta e a qualidade dos profissionais no mercado de tecnologia.

“Aos jovens, a ENTER oferece a oportunidade de ingresso em carreiras altamente promissoras. Já as empresas parceiras têm a perspectiva de participar ativamente da formação do capital humano que sustentará o crescimento do seu negócio”, explica o CEO da Atitus Educação, Eduardo Capellari.

ENTER-eduardo.jpeg

Para concretizar essa missão, a startup já nasce com uma longa expertise na transformação de vidas e geração de oportunidades. A ENTER é uma spin-off do #TeuFuturo, projeto criado pela Atitus há 9 anos, que formou mais de 26 mil estudantes em todo o Brasil e em Cabo Verde, na África. Com a criação da ENTER, a Atitus Educação busca ampliar o número de estudantes impactados e ampliar sua presença internacional.

Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2025, o Brasil terá uma demanda próxima de 800 mil profissionais na área de tecnologia. Em sua maioria, estas oportunidades demandam mão de obra especializada, e são altamente remuneradas, 3,5 vezes acima da média nacional.

Conectar talentos ao mercado

A ENTER vai atuar na qualificação de jovens a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, preparando-os para que se conectem às oportunidades do mercado de tecnologia. Os programas envolvem desde a introdução ao pensamento computacional até fundamentos de inteligência artificial, machine learning e ciência de dados.

Seu foco, porém, não se limita às habilidades técnicas. A ENTER oferece experiências comportamentais a fim de preparar os estudantes para o primeiro emprego ou para que se tornem empreendedores de suas próprias vidas. A ideia é gerar um ciclo sustentável de inovação e transformação social.

De acordo com Amilton Martins, Head de Educação da ENTER, o propósito da startup é ajudar os jovens a identificarem seu talento, desenvolvendo seu potencial nesse grande mercado que só cresce no Brasil e no mundo. “Temos milhares de jovens espalhados pelo Brasil que não sabem que têm um talento com peso de ouro, tanto aqui quanto no exterior. A ENTER vai atrás deles para identificar esse potencial e prepará-los, com formação técnica e comportamental, para que possam se inserir no mercado”.

ENTER Amilton.jpeg

Modelo consolidado

O modelo de atuação da ENTER está embasada na experiência acumulada nas dezenas de formações do #TeuFuturo. Ao longo de 9 anos, o projeto desenvolveu uma metodologia própria, calcada no uso de tecnologias, no ensino online e na atuação em conjunto com uma rede de parceiros nos setores público e privado.

A partir de 2020, o projeto cresceu exponencialmente, expandindo-se para 250 cidades em 24 estados. Em 2022, iniciou seu processo de internacionalização, com uma primeira turma na Ilha de Cabo Verde. Toda esta expertise, que permitiu ao #TeuFuturo crescer 1.500% em apenas dois anos, vai embasar a atuação da ENTER.

Acesso aos cursos

O acesso aos cursos ocorre de duas formas: por meio de convênio da ENTER com o poder público, que indica as turmas que serão capacitadas, ou por processo seletivo específico, para os cursos que contam com patrocínio de empresas privadas.

Sobre o INSERT

Totalmente, gratuito, o INSERT tem duração de 60 horas, com o início das primeiras turmas previsto para março. As inscrições podem ser feitas no site https://entertechedu.com/. A capacitação prepara os estudantes para que conheçam as bases tecnológicas e carreiras de TI e criem soluções de problemas de lógica com algoritmos em Javascript.