Nanodegrees reconhecem competências e conectam alunos de Ciência da Computação ao mercado
Publicado em 11/07/2025
Escrito por: Eduarda Ricci Perin
Microcertificações em Machine Learning, Big Data e Full Stack foram entregues a estudantes de Ciência da Computação da Unidade Porto Alegre
Estudantes do curso de Ciência da Computação da Unidade Porto Alegre da Atitus Educação foram certificados na noite de quarta-feira (9), pelas competências desenvolvidas ao longo do semestre em trilhas como Machine Learning, Big Data e Desenvolvimento de Soluções Full Stack.
A cerimônia de entrega dos nanodegrees — microcertificações por competências — foi realizada no Campus Mont’Serrat, em Porto Alegre, e marcou mais uma etapa da jornada acadêmica dos alunos. A iniciativa integra o Atitus Learning System (ALS), modelo de ensino da instituição, que organiza a formação em Ciência da Computação em ciclos semestrais orientados por competências práticas, alinhadas às necessidades reais do mercado de tecnologia.
Cada nanodegree representa cerca de 400 horas de formação e combina teoria com experiências práticas em áreas estratégicas como desenvolvimento de sistemas, engenharia de software, computação em nuvem, inteligência artificial e cibersegurança.
“A entrega dos nanodegrees é uma síntese do propósito da Escola de Negócios e Tecnologia: formar profissionais capazes de resolver problemas reais. Estamos desenvolvendo competências que preparam os estudantes para os desafios das organizações desde o primeiro semestre”, destacou Caio Peppe, diretor da Escola.
A proposta tem sido percebida pelos próprios alunos como um diferencial competitivo desde os primeiros semestres. Para Richard Fagundes Rodrigues, estudante de Ciência da Computação, os nanodegrees são uma forma concreta de validação do aprendizado.
“O mais legal é que a gente sente que aquele semestre foi recompensado. Em vez de esperar quatro anos para saber se deu certo, já temos o retorno agora. Com os dois primeiros nanodegrees, eu já consegui estágio e hoje participo de um projeto da Apple Developer Academy”, contou Richard.
Para o estudante Richard Fagundes Rodrigues, os nanodegrees são uma forma de validação do aprendizado
Segundo ele, a estrutura do curso e os certificados semestrais incentivam o engajamento contínuo: “Eu realmente aprendi coisas relevantes na faculdade. Isso me fez querer continuar, evoluir e buscar ainda mais.”
Para a coordenadora do curso de Ciência da Computação em Porto Alegre, Vanessa Paixão-Côrtes, a entrega semestral de certificados também tem um efeito direto na motivação e na trajetória dos estudantes. “Eles conseguem ver fisicamente o resultado de um semestre inteiro de desenvolvimento de competências. Já saem preparados para atuar como desenvolvedores juniores, por exemplo, com experiências práticas em front-end, back-end, metodologias ágeis e muito mais. Isso acelera a entrada no mercado e estimula a permanência no curso com ainda mais engajamento”, explica.
A cerimônia de entrega dos nanodegrees foi realizada no Campus Mont’Serrat, em Porto Alegre
Tecnologia e impacto social
A cerimônia de entrega dos nanodegrees ainda contou com a participação de Olimar Teixeira Borges, vice-presidente e CTO da Bonanza, ONG criada durante as enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul. Doutor em Ciência da Computação e referência em dados e inovação, Olimar compartilhou com os alunos uma fala inspiradora sobre o papel transformador da tecnologia e das startups em momentos de crise.
"Nos momentos de maior dificuldade, descobrimos a força que temos como comunidade. A Bonanza nasceu para ser a ponte entre quem precisa e quem pode ajudar, com a tecnologia como base para essa conexão", destacou Olimar.
Criada nas primeiras horas após as enchentes que atingiram o Estado, a Bonanza passou a organizar, com apoio de voluntários, uma rede de apoio aos abrigos e famílias afetadas. Hoje, atua conectando demandas com ofertas de ajuda — doações, prestação de serviços, reconstrução e até oportunidades de emprego —, reforçando como a Computação pode ser instrumento de impacto social.