Inscreva-se

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Missão Criativa e Missão Maker: desenvolvendo ações de protagonismo e criatividade

Publicado em 22/05/2021

Escrito por: Comunicação Atitus

Parceria entre IMED, Escola Menino Jesus e Hub de Inovação proporciona experiências de cocriação e “mão na massa” para crianças e adolescentes até 15 anos

Desenvolver nas crianças o protagonismo no ato de brincar, na construção de brinquedos que traz prazer, gerando engajamento e diversão. Esse é um dos objetivos dos Projetos Missão Criativa e Missão Maker, desenvolvidos na IMED, em parceria com a Escola Notre Dame Menino Jesus (ENDMJ) e o HUB de Inovação IMED.

O curso de extensão Missão Maker, destinado a crianças e adolescentes com idades entre 4 a 15 anos, tem o propósito de empoderar as crianças para serem criativas, pensadoras e realizadoras de produtos e ideias, por meio da realização de aulas que vão desde atividades “mão na massa” até eletrônica, robótica e games.

O projeto é resultado de pesquisas científicas e ações de ensino e extensão desenvolvidas desde o ano de 2017, sendo que a parceria com a escola iniciou em 2019, a partir de uma ação de sensibilização sobre a importância de playgrounds inclusivos, envolvendo cerca de 100 crianças em cinco estações de brinquedos, que instigavam diversas sensações. As atividades, neste ano, culminaram com a Fábrica de Brinquedos do Papai Noel, que envolveu mais de 40 crianças na construção de brinquedos.

Já em 2020 ocorreram dois workshops com os professores da ENDMJ e dois workshops online e síncronos com as crianças – Crie em Casa. A ação envolveu, ainda, o desenvolvimento de duas oficinas com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Monte Castelo, denominados “Crie em Casa” e “Codesign de um Pocket Park Inclusivo”.

Também foram executadas ações do projeto +Nós – Codesign de playgrounds inclusivos, empoderamento e tecnologias digitais, que foi um dos 10 finalistas entre 126 projetos participantes de diversas universidades de todo o Brasil, no Desafio Universitário para a primeira infância, promovido pela ANUP (Associação Nacional de Universidades Privadas).

Deste desafio, surgiu a iniciativa de negócio “Missão Criativa”, operada desde abril de 2021 pelas arquitetas e urbanistas professora Andréa Mussi (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da IMED) e pela mestranda Luísa Deon.

Esta missão é fruto de todas as ações desenvolvidas desde 2017 no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da instituição, das mentorias oportunizadas pelo desafio universitário aos finalistas, bem como da dissertação do mestrado em andamento de Luísa, intitulada “Codesign no ambiente escolar: aprendizagem criativa com o uso de fabricação digital e prototipagem”, e do pós-doc desenvolvido em Laspau/afiliada de Harvard University pela professora Andréa “Learning’s Indicators: PJBL blend innovation and technologies as increase learning”. Os estudos geraram entrevistas e visitas a makerspaces dos Estados Unidos, envolvendo ainda pesquisas de aprendizagem baseada em projetos, desde a educação infantil até o ensino superior, com o uso de ambientes de aprendizagem disruptivos e tecnologias digitais.

Como integrar a Missão Maker

Na próxima segunda-feira (24), ocorre a segunda aula experimental do projeto, data em que também iniciam as matrículas aos alunos da ENDMJ que desejarem participar das oficinas. As aulas começarão em 07 de junho, sendo realizadas todas as segundas-feiras – para crianças de 4 a 10 anos – das 9h30 às 10h30 ou 10h45 às 11h45; e das 17h às 18h, para adolescentes de 11 a 15 anos.

Missão Criativa

Esse projeto, que pode ser conferido no instagram @missao.criativa, aborda conteúdos e dicas pra desenvolver as soft skills (habilidades comportamentais e socioemocionais) e as hard skills (habilidades técnicas cognitivas) dos participantes.

Esta missão entrega experiência, conexão e desenvolvimento de habilidades para crianças criativas, pensadoras e realizadoras, por meio de diversos produtos que já foram lançados e testados no mercado.

Exemplos disso são os kits “Missão Casa”, “Missão Foguete”, “Missão Conexões”, “Missão Personalização” e “Missão Luminária Cristal”. O escopo da proposta é o lançamento de um novo kit a cada mês, que se soma ao portfólio de produtos da Missão Criativa, destinado a crianças a partir de um ano de idade, com opções de assinaturas semestrais e anuais.

A professora do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da IMED, Dra. Andréa Mussi, que é uma das coordenadoras dos projetos, destaca que ver o desenvolvimento da autonomia, foco, persistência, planejamento e criatividade nas crianças inspira a continuação da cocriação de brinquedos e atividades de brincar cada vez mais desafiadoras, tanto com elas quando com os pais e com os professores. “Nos emociona a empolgação das crianças em estarem esperando ansiosamente pela próxima aula presencial da Missão Maker ou pelo próximo kit do mês da Missão Criativa a ser recebido em casa, bem como o quanto isso tudo também une as famílias em pensarem e se desafiarem a construir os brinquedos e recriar novos juntas”, pontua.

Para a mestranda Luísa Deon, que também integra a equipe das missões, a curiosidade espontânea da criança é o encorajamento para seu próprio desenvolvimento. “Sua energia conduz a aprendizagem, e propiciar novas experiências e concepções para que esse processo ocorra de maneira natural e genuína, nos deixa imensamente realizadas. É muito gratificante ver as crianças fazendo conexões com a vida prática e adquirindo conhecimento por meio de brinquedos lúdicos. "Os brinquedos são projetados e fabricados para mediar a construção do conhecimento, servindo como base para a criança expressar suas percepções, criatividade, imaginação, entre outras inúmeras habilidades desenvolvidas durante o processo de manipulação dos brinquedos”, frisa.

O portfólio de produtos pode ser conferido CLICANDO AQUI, ou ainda pelo instagram em @missao.criativa e no Facebook.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

51 4004 4818

© 2022 Atitus Educação.

logo