VESTIBULAR DE INVERNO. INSCREVA-SE AQUI!

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Letramento em Programação amplia atuação no RS

Publicado em 24/02/2022

Escrito por: Comunicação Atitus

Programa lançou as atividades de 2022, anunciando oito novos municípios e duas novas ONGs participantes

Mais de 7 mil estudantes gaúchos de escolas públicas serão impactados neste ano pelo Letramento em Programação, promovido pela Fundação IMED, através do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, em parceria com o Instituto Ayrton Senna e com o apoio do Instituto Jama.

O programa desenvolve o pensamento computacional de estudantes, por meio de práticas de programação de computadores e apoia o desenvolvimento de metodologias ativas, materiais didáticos, instrumentos de análise de resultados e pesquisa aplicada à educação.

Criado em 2015 pelo Instituto Ayrton Senna, o Letramento já formou mais de 4 mil estudantes de ensino fundamental desde que foi iniciado na IMED, em 2016.

Para 2022, ingressam no Programa os municípios gaúchos de Chiapetta, Erebango, Erechim, Marcelino Ramos, Montenegro, Paulo Bento, Santa Maria e Três de Maio. O Lar da Menina e a ONG Amor, ambos de Passo Fundo, também são novidades neste ano.

Com os novos municípios, o Letramento agora está em 26 cidades do Rio Grande do Sul, com 90 escolas e 4 ONGs participantes.

Confira depoimentos de quem acompanha de perto os impactos do Letramento na vida de estudantes e professores:

“Participei do curso de 2016 a 2019, ano em que me formei. Como aluno, desenvolvi minhas competências socioemocionais, meu raciocínio, lógica e evolui bastante também na área de matemática, pois envolve muitos cálculos a parte da programação. Após me formar, em novembro de 2020, surgiu uma vaga para professor do Letramento na minha cidade. Já trabalhava na educação, em uma creche, e o pessoal, sabendo que eu havia sido aluno do curso, me convidou a sair da creche e vir para o Letramento. No final do mesmo ano, a gente estava trabalhando de forma remota, nas atividades desplugadas. Para mim, foi um grande desafio trabalhar dessa forma, pois os quatro anos em que participei do curso como aluno foram 100% presenciais, com aulas no computador, fazendo jogos, aplicativos... Em 2021, iniciamos da mesma forma, porém, estava mais confiante e familiarizado com as atividades desplugadas. Na metade de 2021, conseguimos voltar presencial,tive que aprender a dar aula, pois ainda não tinha essa experiência. Mais um grande desafio que o curso me proporcionou. Sinto que aprendi mais com os alunos do que ensinei, pois foi um aprendizado enorme desde aluno a professor. Sinto que me desenvolvi muito em várias áreas da minha vida por causa deste curso.” Gabriel Vicenzi Grison, ex-aluno do programa, atualmente monitor da Rede Municipal de Sananduva

letramento.jpg

“O Letramento em Programação é um projeto muito importante no sentido que endereça os desafios do século 21, trazendo para as crianças, os jovens, essa oportunidade de falar sobre programação, de aprender o pensamento computacional. O projeto se sustenta em três pilares, que são o currículo, a implementação e a formação de educadores, e, na formação de educadores, sempre vimos uma necessidade muito grande de alinhar às universidades, que são centros de inovação, que são onde as pessoas estão falando sobre os assuntos do momento, e trazer isso para a educação pública. Então, gostaria de agradecer à IMED pela parceria na formação de educadores desses municípios e dizer que isso atende ao propósito do instituto de levar soluções ao maior número de estudantes e educadores possível.” Bárbara Menezes, gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna

“O programa Letramento está muito alinhado aos propósitos e às crenças que nós temos, principalmente, após a convenção de esforços pelo advento da pandemia. Queremos muito que o programa cresça e se espalhe pelo Brasil inteiro. Estamos muito orgulhosos com a expansão que está sendo projetada, esse é um belo desafio e, como todo sul-rio-grandense, nós gostamos de desafios. Estamos aqui para ajudar no que for possível. Contem conosco!" Adriana Lanzarini, diretora executiva do Instituto Jama

LANÇAMENTO

O evento de lançamento das atividades de 2022 ocorreu de forma online no dia 18 de fevereiro e contou com a presença de autoridades, diretores e demais gestores, tanto municipais, quanto estaduais, estudantes e familiares e a rede de 140 professores que fazem parte do Programa.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo