PROCESSO SELETIVO 2024/2. INSCREVA-SE AQUI!

Instituto Aliança Empresarial participa de missão de negócios na Colômbia

Publicado em 10/05/2024

Escrito por: Bárbara Born

Lideranças empresariais associadas tiveram experiências sobre inovação e empreendedorismo de impacto social em Medellín, cidade que se destaca pela transformação na América Latina

Lideranças do Instituto Aliança Empresarial participaram da missão “Explorando a Transformação e Inovação em Medellín”, de 23 a 27 de abril. A imersão contou com profissionais da Fundação Marcopolo, Instituto Hélice, de Caxias do Sul, e Sebrae, com objetivo de conhecer a jornada de transformação e resiliência pela cooperação, políticas públicas, parceria público-privada, impacto social e ferramentas de empreendedorismo e inovação.

Pelo Instituto Aliança Empresarial, a diretora institucional Márcia Capellari, e o CEO da Atitus Educação, Eduardo Capellari, uma das empresas fundadoras do Instituto, participaram da imersão durante quatro dias. As lideranças do Instituto Aliança Empresarial puderam conhecer as potencialidades e os segmentos que tornam Medellín a segunda maior cidade da Colômbia, com 2,5 milhões de habitantes, e destaque econômico no Produto Interno Bruto (PIB) colombiano nos últimos anos.

De acordo com a diretora institucional do Instituto Aliança Empresarial, Márcia Capellari, a cidade possui um crescimento econômico significativo com apoio em políticas voltadas à tecnologia e à educação. Medellín se destaca pelos projetos urbanos integrais, que foram estratégicos para a reconstrução do território. “Conseguimos aprender e fortalecer alianças. Uma experiência transformadora na cidade que se destaca pela sua capacidade de superação e inovação”, afirma.

As lideranças também conheceram ações importantes na evolução da cidade. É o caso da Comuna 13, uma área em situação de vulnerabilidade social que se transformou num centro de arte e cultura, fomentando o turismo e a economia local. Outro destaque é o complexo Ruta N, que possui Hub de Inovação e Parque Tecnológico, fruto de uma parceria entre governo, indústria e academia, com objetivo de impulsionar o desenvolvimento de empresas de alta tecnologia, posicionando a cidade como um modelo de inovação urbana.

Márcia também destaca a sinergia entre diferentes setores, como o caso do Comitê de Colaboração entre Estado, Universidade, Empresa e Sociedade, que possui papel crucial para a definição de políticas públicas.

“Isso reforçou nossa convicção no potencial do empreendedorismo para gerar um impacto positivo na sociedade de forma sustentável e comprometida. Medellín é um exemplo vibrante do poder da inovação e da colaboração, mas não é apenas isso. Sentir o pertencimento das pessoas faz a diferença num país em que o foco é a mudança através da confiança das pessoas de quererem melhorá-lo”, enfatiza.

Antropólogo colombiano deve vir a Passo Fundo

O antropólogo colombiano, Santiago Uribe, considerado um líder na Colômbia, já trabalhou ao lado de lideranças importantes como Nelson Mandela e liderou projetos importantes para a paz em países fragilizados, e deverá vir a Passo Fundo na segunda semana de maio.

Conhecido por coordenar o projeto “Cidades Resilientes”, Uribe trabalha constantemente com uma equipe capacitada para contribuir com as ações que tiraram Medellín do mapa das cidades mais violentas do mundo. Ele é um dos mentores da missão em que o Instituto Aliança Empresarial participou.

Segundo Márcia, o antropólogo estará na cidade para alinhamento com o programa Pacto pela Inovação, promovido pela Secretaria de Inovação de Passo Fundo, e terá uma agenda que envolve interagir com o ecossistema da cidade, com a Comunidade Vértice, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Passo Fundo, Sebrae, além de conhecer o Hub - a casa da inovação, uma das paradas da rota de inovação de Passo Fundo.

Matéria: Propósito Comunicação Corporativa

[RELEASE]Instituto_Aliança_Empresarial_participa_de_missão_de_negócios_na_Colômbia(2).jpeg