Histórias que inspiram: quando a paixão pela educação ultrapassa fronteiras

Publicado em 22/03/2023

Professor da Atitus produz e compartilha materiais de estudo nas redes sociais e impacta a educação de jovens do outro lado do oceano

A transformação por meio das reações químicas faz parte do cotidiano do professor dos cursos de engenharia da Atitus Educação, Rudimar Pedro. Na pandemia, ele transformou vodka, apreendida pela Receita Federal em Passo Fundo, em álcool gel que abasteceu cooperativas de recicladores na cidade. Agora, milhares de estudantes de ensino médio e superior se beneficiam dos conhecimentos que ele compartilha em uma rede social, impactando ainda jovens de países de comunidades de língua portuguesa na África.

O professor, que também já foi docente de ensino médio em Passo Fundo, conta que a ideia de produzir conteúdos na rede surgiu da necessidade de ajudar colegas e alunos, na busca por materiais de estudo, principalmente sobre química. “Criei no Facebook a página “Quimicando com o Prof. Rudimar” em 2018, onde desde o início, publico apresentações, materiais e conteúdos de diversas áreas. Hoje são mais de 12 mil seguidores, principalmente alunos e docentes que recebem esses materiais”, explica Rudimar.

historias-que-inspiram-prof-rudi (4).jpeg

O carinho pelo que faz é visto até mesmo por outras pessoas que buscam conteúdos diversos. “Recebo muitos contatos e faço questão de ajudar. Uma vez, um avô preocupado com sua neta, que iria fazer o Enem, me procurou em busca de materiais para a sua preparação. Fico muito feliz em fazer a diferença na vida dessas pessoas, com conteúdos explicativos e, mais do que isso, no compartilhamento de conhecimentos”, disse.

A página do professor Rudimar tem grande visibilidade no Facebook, rede que conta com mais de 2.9 bilhões de usuários ativos em todo mundo. Graças a isso, os conteúdos produzidos por ele, já ultrapassaram fronteiras virtuais e é acessado por pessoas de vários lugares do mundo, principalmente os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Um exemplo disso, é a história do professor de química, Sanito Amado Jorge Watande, da Escola Secundária Eduardo Mondlane, de Maputo, ao sul do país africano de Moçambique. Ele conta como encontrou a página e iniciou os primeiros contatos com o educador brasileiro. “Eu conheci a página do professor pelas redes sociais, pois estava fazendo um projeto de pesquisa. Entrei em contato e ele prontamente compartilhou comigo vários materiais e manuais que me ajudaram muito nas aulas”, salienta.

historias-que-inspiram-prof-rudi (2).jpeg

“Sou professor de quatro turmas, com uma média de 30 a 40 alunos cada e existe um certo obstáculo no aprendizado, visto que há uma língua materna na África e alguns alunos têm dificuldade de encarar a língua portuguesa. Além disso, há um desafio para as aulas práticas, pois o laboratório mais próximo está a quase 20 km de distância. Porém, quando os conteúdos são bem abordados, por meio de uma educação colaborativa, entre professor e aluno, essa ligação mútua faz com que eles entendam e gostem do material diferenciado proposto pelo Rudimar”, frisou Sanito.

historias-que-inspiram-prof-rudi (1).jpeg

Já o educador Jorge Tomás Kovie, da província do Huambo, município de Caála, em Angola, também conheceu a página por meio de pesquisas na rede social. “Hoje sou gestor do Colégio nº 05, mas já atuei como professor de seis turmas, ao longo de 12 anos, onde tive 538 alunos ao total”, explica.

“Com os conteúdos que recebemos, a cada aula e a depender da classe é sempre uma novidade trazer algo diferente. Aqui nós temos muita dificuldade em relação a material didático e a ajuda de Rudimar é muito importante e ficamos muito agradecidos pela sua contribuição”, revelou Jorge.

historias-que-inspiram-prof-rudi (3).jpeg

Segundo o professor Rudimar, a página recebe contatos todos os dias e compartilhar conhecimento por lá é sempre inspirador. “Muitas vezes os professores do ensino médio não conseguem ter em mãos todos os materiais, então disponibilizo tudo que tenho. Além disso, os alunos também querem e precisam de novas referências e conteúdos sobre química, por exemplo, o que disponibilizo de imediato. Assim sou, gosto do que faço e isso é muito gratificante”, finalizou, emocionado, o professor da Atitus.

A dedicação do professor brasileiro em compartilhar seu conhecimento e impactar o maior número de pessoas e os exemplos dos docentes de Moçambique e de Angola, em buscar e propor aos seus alunos conteúdos e metodologias diferenciadas, demonstram um objetivo em comum: a arte de educar transborda qualquer fronteira.

Rudimar Pedro ministra as disciplinas de Química para Engenharias, Planejamento e Controle da Produção, Química de Produtos Agrícolas, Termodinâmica, Tecnologia e Novos Materiais, entre outras, nos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e da Produção, da Atitus Educação e atua como empreendedor na área de óleos essenciais.