Gestão Digital da Construção é tema de aula magna da Escola Politécnica
Publicado em 15/08/2025
Escrito por: Bárbara Born
Rodrigo Koerich, diretor de Produtos e Serviços da AltoQi Tecnologia, abordou sobre o assunto com os alunos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Mecânica e de Produção
A construção civil e a arquitetura estão entrando em uma nova era: a era da gestão digital. O mercado já sente a demanda por profissionais capazes de integrar tecnologia, dados e eficiência nos projetos e obras. Pensando nisso, a Escola Politécnica da Atitus Educação promoveu, nesta terça-feira (12), no auditório do Campus Santa Teresinha, uma aula magna sobre "O Profissional do Futuro na Gestão Digital da Construção".
O engenheiro civil Rodrigo Koerich, diretor de Produtos e Serviços da AltoQi Tecnologia, líder nacional em soluções para projetos em BIM (Building Information Modeling) e Gestão Digital da Construção, apresentou aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Mecânica e de Produção as principais tendências e ferramentas que estão transformando o setor.
Durante a palestra, Rodrigo destacou as vantagens do uso de softwares de gestão digital na construção, como o aumento da quantidade e da visibilidade das informações para a tomada de decisões, o fluxo de projeto mais otimizado e o controle de custos alinhado ao orçamento planejado.
Sobre o profissional do futuro, reforçou a importância do domínio do BIM: “Precisamos desenvolver cada vez mais a capacidade de fazer simulações, interpretar resultados e encontrar as melhores soluções que essas ferramentas, com alto nível de automação, podem nos oferecer”.
O coordenador do curso de Engenharia Civil, Cleiton Boufleuher, ressaltou que o tema está diretamente alinhado ao que os alunos vivenciam desde o início da graduação. “Na Atitus, buscamos formar profissionais preparados para dominar ferramentas e processos digitais desde o primeiro semestre. Além disso, conectamos nossos estudantes a grandes players do mercado, como neste encontro com a AltoQi, para que saiam prontos para atender às demandas reais da indústria”, destacou.