Vestibular de Inverno. Inscreva-se aqui!

Formação Docente promove desenvolvimento e atualização constante

Publicado em 24/02/2023

Troca de conhecimento e estratégias de ensino são foco de atividade da Atitus

Com a constante evolução do mercado, buscar se atualizar é primordial para que a carreira esteja sempre alinhada com as últimas tendências. Na educação não é diferente. Pensando nisso, a Atitus Educação realiza semestralmente a formação docente, com o objetivo de capacitar os educadores da instituição com temas pertinentes ao mercado e voltados para o ensino superior.

A iniciativa é organizada de forma estratégica para colaborar com a caminhada profissional dos professores e tem como principal objetivo buscar o aprimoramento metodológico para o fortalecimento dos pilares acadêmicos: Aprendizagem Ativa, Ensino Híbrido e Educação Empreendedora. Além disso, visa promover o desenvolvimento das competências pedagógicas e o planejamento e execução das aulas, visando uma aprendizagem ativa e efetiva.

formacao (3).JPG

Promovida desde 2017, a formação docente da Atitus é um processo contínuo e permanente de reflexão, aperfeiçoamento e concepção de novos saberes. A atividade contribui para que os professores sejam preparados para o propósito de transmitir conhecimento e habilidades para o desenvolvimento de seus alunos. Fortalece ainda, uma comunicação mais assertiva, a resolução de conflitos e o trabalho em equipe, voltado para o ambiente acadêmico.

A formação desse semestre foi realizada, de forma online, nos dias 16 e 17 de fevereiro, trazendo temas como employer university, reposicionamento dos cursos, extensão, disciplinas de desafios, jornada do aluno, estágios, entre outros, como desenvolvimento de soft skills e desmistificando o Enade.

formacao (1).JPG

O vice-presidente de Inovação Acadêmica da Atitus Educação, Daniel Quintana Sperb, explica a relevância e importância da atividade: “A formação docente é um dos mais importantes momentos que temos enquanto instituição de ensino superior, pois é nele que promovemos o nivelamento, tanto metodológico quanto tecnológico do que queremos enquanto modelo acadêmico”, considera.

“Uma de nossas metas é poder realizar o mapeamento do nível de maturidade pedagógica e tecnológica, não somente de nossos professores, mas também de nossas disciplinas e por consequência de nossos cursos e escolas. Mas para podermos chegar a este nível, precisamos garantir a formação de nossos docentes da forma mais aderente aos desafios que nossos estudantes encontram no mercado de trabalho”, frisou Sperb.

Na avaliação da professora de Psicologia da Atitus Educação, Graziela Ribeiro, a formação promove a troca de experiências e conhecimentos. “Desde que iniciei meu trabalho como docente procuro reservar na minha agenda as datas dos eventos de formação. Geralmente procuro me organizar para participar de ao menos uma atividade de cada temática que está sendo abordada. Considero a formação de extrema importância dentro do contexto acadêmico para alinhar objetivos e, a partir disso, construir um plano de trabalho e de ensino alinhado com esses objetivos institucionais”, enfatiza a educadora.

formacao (2).JPG

“Com a formação podemos buscar novas metodologias, formatos e a troca de experiência, que de certa forma é oportunizada por meio de trabalhos em grupos, por exemplo, entre os colegas da instituição, o que acredito ser muito importante dentro da docência”, destaca.

Ainda segundo a professora de Psicologia, que participou nos dois dias de atividade, a formação traz tópicos oportunos ao momento. “As temáticas ofertadas contribuem com nosso desenvolvimento e, por consequência, acredito que a formação docente nos qualifica e nos habilita para exercermos nosso papel como educadores juntos aos acadêmicos e às disciplinas das quais ministramos”, completou Graziela.

Além da formação docente, a Atitus Educação também apoia e incentiva seus professores na busca por novos conhecimentos, seja na realização de treinamentos, workshops, cursos, entre outros. A participação nessas atividades abrange uma variedade de assuntos, didáticas e metodologias, que podem colaborar no desenvolvimento das habilidades de liderança e gerenciamento de sala de aula.