Feira de Negócios promove prática de custos e empreendedorismo

Publicado em 29/11/2023

Escrito por: Eduarda Ricci Perin

Atividade da Escola de Negócios estimulou produção e venda de produtos pelos estudantes

Na terceira edição da Feira de Negócios, promovida pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Atitus, os alunos foram desafiados a ir além dos números e teorias, colocando em prática os conhecimentos adquiridos. A atividade, realizada no dia 21 de novembro, consolidou o aprendizado teórico e proporcionou uma experiência real de empreendedorismo aos estudantes.

O coordenador dos cursos, Guilherme Vargas Moraes, destaca a importância da Feira de Negócios como uma oportunidade para os alunos se envolverem diretamente na produção e venda de produtos. A iniciativa faz parte da disciplina de Custos, na qual os estudantes exploram aspectos como controle de custos, produção, ponto de equilíbrio e lucro. "A Feira de Negócios é uma maneira de engajar os alunos de forma prática dentro de uma disciplina robusta como Custos. É uma forma de colocar a mão na massa e coletar informações reais para calcular os custos, proporcionando uma experiência alinhada com as demandas do mercado", ressalta.

Os alunos, inicialmente desafiados pela densidade da disciplina, encontraram na Feira uma oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos. A estudante Fabíola Dal Agnol, do segundo nível de Administração, compartilhou sua experiência destacando que a disciplina foi um desafio, mas de uma forma muito positiva. “Achava que seria sobre números, mas fomos além. Analisamos os gastos da indústria, lidamos com fornecedores, equipamentos e aplicamos técnicas de formação de preços baseadas em estratégias de venda. Foi uma experiência incrível, desafiadora e totalmente alinhada com o que buscamos no curso: a capacidade de gerir nosso próprio negócio e empreender."

Feira de Negócios (2).JPG

A professora Adriana Mignoni, responsável pela disciplina de Custos, destaca a abordagem da disciplina, começando pelo entendimento básico de gastos, custos e despesas, até a aplicação prática na precificação. "Iniciamos ensinando os termos e conceitos fundamentais e, à medida que os alunos se familiarizam, avançamos para a precificação. Eles têm a oportunidade de produzir algo tangível fora da sala de aula e aprender a precificar utilizando indicadores como o Markup, que oferece um direcionamento valioso para o cálculo de custos de produtos e mão de obra", comenta.

A Feira de Negócios da Atitus reforça a importância da prática na formação acadêmica e destaca o compromisso da instituição em preparar seus alunos para os desafios do mundo real. Ao integrar teoria e prática, a atividade proporciona uma experiência educacional completa e alinhada com as demandas do mercado de trabalho.

Feira de Negócios (5).JPG