Estudantes da Saúde desenvolvem soluções inovadoras para desafios reais do setor
Publicado em 12/07/2025
Na disciplina Desafio do Empreendedorismo, os alunos constroem negócios inovadores desde a identificação do problema até a validação do MVP
Próteses acessíveis com foco em usabilidade, um filtro de entubação com alerta Bluetooth, um app para conectar pacientes a cuidadores qualificados e um sistema para monitoramento em tempo real da assepsia cirúrgica. Essas são algumas das soluções criadas por estudantes da Escola de Saúde da Atitus Educação ao longo da disciplina de Desafio do Empreendedorismo - que desafia os futuros profissionais a identificar e resolver problemas reais do setor com inovação, escuta ativa e impacto social.
O professor Lauro Ribeiro, responsável pela disciplina, destaca que os estudantes foram conduzidos por todo o processo de construção de um negócio inovador: da identificação do problema à validação do MVP (Produto Mínimo Viável).
“Ao longo do semestre, os alunos foram desafiados a identificar problemas reais enfrentados pelos profissionais e pacientes. A partir da validação destes problemas, desenvolveram possíveis soluções inovadoras e as validaram através de um MVP junto ao público-alvo. Ao final, apresentaram o que foi desenvolvido no semestre em formato de pitch para uma banca externa”, conta.
A turma do curso de Medicina apresentou seus projetos presencialmente no auditório da Atitus, no dia 30 de junho. A banca contou com a participação de Marisa Diniz, coordenadora de ensino do Hospital de Clínicas, e Luis Schneiders, diretor-geral do Hospital Beneficente Dr. César Santos.
Confira algumas das soluções desenvolvidas:
Vexa Systems: plataforma de gestão hospitalar com foco em conexão entre instituições e estabilidade de sistemas.
Medcusto: consultoria de educação financeira voltada exclusivamente para médicos, com foco em investimentos e planejamento.
Dermo Aura: protetor solar de longa duração (24h), eliminando a necessidade de reaplicação constante.
InTubeCare: filtro de entubação com alerta Bluetooth para monitoramento inteligente.
SteriVision: sistema para monitorar assepsia e antissepsia cirúrgica em tempo real.
Cuidar+ Homecare: aplicativo para conectar pacientes com cuidadores qualificados.
Agendou: software inteligente de agendamento para médicos, clínicas e hospitais.
MedTalk: startup que orienta médicos no posicionamento digital com ética e estratégia, conforme normas do CFM.
Cyberlimb: próteses acessíveis, com foco em custo-benefício e usabilidade.
ConnectMed: software para centralizar e compartilhar dados médicos entre instituições.
Para Érica Romansin Ghedini, estudante do quinto semestre de Medicina e integrante da equipe do Cuidar+ Homecare, a disciplina foi transformadora: “Nós, como acadêmicos de medicina, conseguimos aliar nossos conhecimentos teóricos da área de saúde em problemas concretos que vivenciamos em nosso dia a dia, tanto nos hospitais, quanto em ambulatório, unidades de saúde e cuidado domiciliar. Conseguimos encontrar soluções, através de tecnologia, para algumas lacunas presentes no nosso sistema”, enfatiza.
Ela completa: “Hoje penso na minha carreira não apenas como alguém que cuida de pacientes em clínicas ou hospitais, mas sim como um agente transformador da saúde. O empreendedorismo nos mostra a possibilidade de criar soluções escaláveis de problemas reais, concentrados na dor do paciente. Com certeza a disciplina ampliou meu olhar com relação ao futuro e esse olhar irá me acompanhar na minha trajetória profissional, seja ao liderar projetos, equipes multidisciplinares ou então, até criar minha própria empresa”.
Multidisciplinaridade e visão ampliada
Já a turma da Odontologia, com a participação de acadêmicos de Fisioterapia, Arquitetura, Biomedicina e Psicologia, apresentou suas soluções em uma banca online. A avaliação foi feita por Alessandro Becker, sócio da Aport Empresarial, e Amilton Martins, Academy Senior Manager da Compass UOL.
Entre as soluções apresentadas, estão:
Movmente: agência de marketing especializada em profissionais da Fisioterapia.
Sorriso Seguro: empresa de seguros odontológicos.
ConectaPsi: plataforma híbrida de atendimento psicológico acessível.
PsiConecta: espaço digital para conexão e formação de estudantes e profissionais da saúde mental.
Clinic+: sistema de gestão financeira e tecnológica para clínicas de saúde.
FisioGest: solução de gestão para clínicas de fisioterapia.
RecrutaPRO: plataforma de capacitação para recém-formados.
“As soluções apresentadas evidenciam como as novas gerações de profissionais da saúde podem se diferenciar num mercado cada vez mais competitivo com inovações que podem transformar a realidade da saúde”, afirmou o professor Lauro Ribeiro.
A disciplina faz parte da Trilha de Empreendedorismo da Atitus, que aproxima os estudantes de ferramentas de modelagem de negócios, análise de mercado, branding e finanças, fortalecendo a proposta da instituição de formar profissionais protagonistas, com pensamento crítico e capacidade de transformar realidades.