Estudante da Atitus vence o Desafio Tramontina 2025
Publicado em 13/12/2025
Reconhecimento nacional reforça a qualidade da formação da Atitus e o protagonismo de seus estudantes em desafios reais do mercado
O talento desenvolvido dentro das salas e laboratórios da Atitus mais uma vez ganhou projeção nacional. O estudante Matheus Fioravanço Lourenço, do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo, conquistou o primeiro lugar no Desafio Tramontina 2025, concurso que reúne instituições de ensino de todo o Brasil para criar propostas de ambientes inovadores integrando cozinha, lavanderia e área social.
Em sua 6ª edição, o concurso desafia estudantes a desenvolver projetos guiados por três pilares — sustentabilidade, design e tecnologia — utilizando produtos da marca. A proposta de Matheus se destacou pela integração entre formas orgânicas, iluminação natural, materiais sustentáveis e soluções tecnológicas Tramontina. Madeira, mármore verde, aço inox e vegetação compõem um ambiente fluido e acolhedor, no qual estética e funcionalidade se complementam. Para Matheus, o desafio representou um marco importante na sua formação: “Participar do concurso foi muito mais transformador do que eu imaginava. Desenvolver um projeto conceitual usando materiais nobres e integrando o design e a tecnologia da Tramontina me permitiu experimentar ideias que só se tornam possíveis quando temos base técnica e segurança para criar”, destacou.
O estudante também ressalta o papel da docente Camila Ricci, que ministra a disciplina de Interiores, incentivando a participação dos estudantes e orientando dúvidas ao longo de todo o processo. “Os feedbacks dos professores, os exercícios de projeto, o desenvolvimento do olhar crítico e, especialmente, a disciplina de Interiores foram essenciais para amadurecer meu processo de projetar. Esse concurso me mostrou o quanto evoluí e o quanto ainda posso explorar como arquiteto”, afirma.
Para a coordenadora do curso, Elika Deboni, a conquista comprova a força da formação da Atitus, especialmente na vertical de Projeto e Desenvolvimento de Produtos da Escola Politécnica da instituição. “O resultado mostra o quanto nossos alunos estão conectados com o mercado e entregam soluções qualificadas. É motivo de orgulho ver esse protagonismo em um concurso nacional e confirmar que seguimos no caminho certo ao propor uma formação alinhada às práticas reais da profissão”, destaca.
Sobre o concurso
O Desafio Tramontina busca aproximar futuros profissionais do mercado, estimulando criatividade, pesquisa, visão crítica e domínio técnico na criação de ambientes funcionais e inovadores. Os projetos finalistas podem ser conferidos clicando aqui.
