Estudante da Atitus integra projeto do Hospital Dia da Criança

Publicado em 13/12/2022

Bruna Rocha contribuiu na execução do planejamento da unidade

A estudante de Engenharia Civil da Atitus Educação, Bruna Rocha, participou do projeto de planejamento do Hospital Dia da Criança, inaugurado recentemente em Passo Fundo. A acadêmica acompanhou desde o processo de licitação até as obras de construção. A unidade fica localizada junto ao Hospital Municipal e tem como objetivo prestar um atendimento qualificado a crianças de 0 a 12 anos.

A história de Bruna com o Hospital Municipal não é de hoje: a estudante iniciou como estagiária por lá, na área de Gestão de Obras, onde trabalhou por cerca de um ano. Depois disso, foi efetivada como Auxiliar de Engenharia, cargo que segue até hoje. Com a vinda do projeto da nova unidade, a aluna pode contribuir com seus conhecimentos e colocar em prática o vivenciado na graduação.

hospita-crianca-Bruna1.JPG

Como já atuava no Hospital Municipal, Bruna teve contato desde o início com o projeto do Hospital Dia da Criança. “Participei do processo de licitação e da gestão de obras, junto com o engenheiro residente, onde fiz todo o planejamento semanal do que iria acontecer, de como iríamos formar as equipes no local. Fora esse planejamento, na parte de gestão, também fiz as coisas mais básicas, como por exemplo, a compra de insumos”, explica a estudante, que na época, estava no oitavo semestre.

“A parte de compras eu tive bastante ajuda dos professores da Atitus, principalmente do professor Luiz Gustavo Laval. Ele foi o professor que sempre me ajudou na parte de compras, principalmente nas cotações”, revela.

A acadêmica também pontua que foi responsável pelas chamadas “As- Built”, que são atualizações de melhoria no projeto. “As- Built nada mais é que toda modificação que a gente pode fazer no projeto. Por exemplo, estou mexendo no layout, logo preciso documentar o que estou fazendo. Essa alteração no projeto vira mais uma As- Built, um documento para que possamos olhar caso precise fazer manutenções, para deixar de forma mais atualizada”, salienta.

hospita-crianca-Bruna2.jpeg

Além disso, toda a contribuição de engenheiros e demais responsáveis pela obra também foi enfatizada por Bruna, que defende a importância da unidade para a comunidade. “Foi muito gratificante ter participado desse projeto, ainda mais se tratando de uma obra com tanto impacto para a cidade de Passo Fundo, um hospital voltado diretamente para as crianças e com atendimento pelo SUS”, comemora.

O gosto pelo que faz é visível em Bruna, principalmente pela gestão de obras, área que pretende seguir depois de formada. “Gosto muito do que faço, tanto de gestão, quanto de execução. Acredito que vai ser por esse rumo que vou seguir, depois de me formar, por ser algo que eu já esteja fazendo há praticamente dois anos”, planejou a futura engenheira.

hospita-crianca-Bruna3.png

Hospital Dia da Criança

O Hospital Dia da Criança foi entregue no início de novembro, pela Prefeitura de Passo Fundo. A unidade faz parte de um projeto de revitalização do Hospital Municipal.

Segundo dados divulgados pela administração, o hospital recebeu investimentos próprios do município, verbas do governo do Estado e recursos de emendas estaduais e federais, tendo sua conclusão prevista para 2024.

O local conta com uma área de 650 metros quadrados, contemplando sala de espera e triagem, consultórios, salas de observação, entre outros ambientes de apoio para o funcionamento.

Todos os espaços foram planejados para acolher as crianças, contribuindo com uma melhor aceitação ao tratamento e a adaptação ao ambiente hospitalar. A unidade é destinada a consultas e internações curtas, de baixa complexidade.