Vestibular de Inverno. Inscreva-se aqui!

Estagiando: quando os primeiros passos se tornam inesquecíveis

Publicado em 27/04/2023

Graduanda de Odontologia compartilha suas experiências na área

Realizar estágios durante a faculdade é fundamental para aprimorar as habilidades e conhecimentos na área, além de ser um diferencial no currículo de qualquer acadêmico. Para Emelini Gomes, estudante de Odontologia da Atitus Educação, os estágios são uma oportunidade única para conhecer as diferentes especialidades do curso, possibilitando ainda o contato com pacientes reais e a vivência da rotina profissional. Em mais um conteúdo da série "Estagiando", vamos conhecer as experiências da acadêmica na área, além de dicas valiosas sobre como conquistar estágios durante a graduação.

A estudante da Atitus chegou a iniciar outro curso, mas viu na Odontologia o seu maior sonho. "Sempre digo que foi a Odontologia que me escolheu. Eu sou técnica em enfermagem e cheguei a cursar algumas disciplinas de Enfermagem. Quando passei para a Odontologia, tudo foi muito diferente. Com a ajuda dos professores, especialmente da professora Cássia Muller, consegui ter um olhar diferenciado sobre o curso, me apaixonando cada vez mais e tendo a certeza de que não teria feito outra escolha", revela.

Emelini1.jpeg

Os primeiros atendimentos de Emelini foram nos estágios disciplinares de Periodontia e Cirurgia. "Meu primeiro estágio foi na clínica de Periodontia, onde recebemos instruções sobre como receber o paciente, desde a abordagem até o procedimento. O que mais me tocou foi a sensação de ser a pessoa que chama o paciente, conduz até a cadeira, faz perguntas sobre o que ele sente, examina e oferece uma resolução para o seu caso. Foi uma emoção muito grande", explica.

A emoção foi a mesma na primeira clínica de cirurgia. “O meu olho sempre brilhou por essa área. É uma mistura de emoções: felicidade, euforia e aquele medinho junto, mas foi muito maravilhoso”, enfatiza.

Emelini (1).jpeg

Fora do ambiente acadêmico, um dos estágios que Emelini realizou foi no Sistema Único de Saúde (SUS), no atendimento de alunos de escolas municipais de Passo Fundo. “Atuar com crianças do 1º ao 9º ano demonstrou a importância de sair da clínica, de entender que a academia pode chegar nos bairros, na população e atuar junto a eles, o que é extremamente importante”.

A futura dentista defende ainda que é preciso desfrutar cada momento da graduação. “É preciso aproveitar esses momentos com os pacientes, professores, pois toda essa experiência, que se vai adquirindo também nos estágios, é na verdade a confirmação de tudo aquilo que você viu e treinou em sala de aula”, ressalta.

Emelini (3).jpeg

Uma dica importante que Emelini deixa para os colegas é buscar estágios assim que possível, para se envolver na área já no início. "Quanto antes você começar, mais êxito terá na sua construção como acadêmico e na carreira profissional. Além disso, quanto mais inserido dentro do estágio você estiver, melhor. Você verá coisas que ainda não aprendeu, mas vai começar a ter familiaridade com questões do dia a dia do profissional”, recomenda ela.

Já na reta final do curso, a acadêmica de 27 anos se gradua no fim desse semestre e destaca como é ser aluna da Atitus. “Estudar por aqui é uma experiência muito gratificante. Fico muito feliz com o atendimento que recebi, mas principalmente grata aos professores. Nunca vou esquecer no início do curso, da professora Cássia, que foi muito importante nessa jornada, ao me explicar o que era esmalte, uma dentina, etc. Todos os professores em geral, sempre são muito abertos e solícitos”, finalizou Emelini.

Série Estagiando

Toda semana contamos histórias de alunos e egressos da Atitus que viveram experiências enriquecedoras nos estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.