Vestibular de Inverno. Inscreva-se aqui!

Estagiando: quando a inspiração vem de casa

Publicado em 18/05/2023

Acadêmico de Engenharia Civil compartilha seus primeiros passos na carreira

A decisão de escolher um curso superior se torna mais fácil quando já há familiaridade com a área. Para o acadêmico de Engenharia Civil, da Atitus Educação, Flavio Junior Buzin Lorini, isso foi decisivo na escolha do curso graças ao pai, que já trabalhava na construção civil. A história completa do estudante e suas experiências de estágio, durante a graduação, foram compartilhadas em mais um conteúdo especial da série Estagiando.

Com o apoio do pai, Flavio teve desde cedo os primeiros contatos com a área. “O que me levou a optar pelo curso de Engenharia Civil foi o fato de desde criança estar inserido no meio da construção civil, visto que meu pai é mestre de obras e também trabalha nisso. Então desde pequeno eu já ia junto nas obras, o que me fez ter muito contato com a área”, revela o acadêmico de 22 anos.

flavio-estagiando (2)-capa.jpg

Já durante a graduação, o acadêmico buscou ampliar seus conhecimentos, além de desenvolver novas habilidades e integrar iniciativas da própria instituição. “Participei do programa de iniciação científica da Atitus. Por lá fiquei em torno de dez meses realizando uma pesquisa sobre a durabilidade de concreto sob ação de sulfatos”, salienta Flavio.

Fora da sala de aula, as oportunidades do estudante iniciaram com estágios em obras, onde desempenhava diversas responsabilidades. “Eu fazia de tudo um pouco, ajudava a montar a ferragem, auxiliava na carpintaria, enfim, participava em todas as partes das obras. Atuar nelas me proporcionou uma certa experiência na prática, então eu pude pegar bastante noção das coisas”, disse.

flavio-estagiando (1).jpeg

Atualmente, o acadêmico da Atitus está estagiando no escritório de engenharia Studio Estrutural, contribuindo no desenvolvimento de projetos em geral. “No escritório meu conhecimento está sendo expandido para a parte de projetos. Tenho aprendido bastante sobre projetos estruturais, hidrossanitários, elétricos e complementares, mas eu ainda não projeto de fato, só os detalho”, ressalta Flavio.

Segundo ele, essa inserção com o mercado de trabalho traz muitos benefícios para qualquer universitário. “Estagiar é uma etapa muito importante, porque além de complementar os conhecimentos que já se adquiriu na faculdade, acaba aprendendo como as coisas funcionam na prática. Isso tudo é um belo passo para o início da área profissional do estudante”, enfatiza.

flavio-estagiando (3).jpeg

Para quem procura um estágio, Flavio defende que é preciso incrementar o currículo, seja por meio de cursos e ou eventos na área. Ficar de olho em sites de vagas também é considerado algo valioso pelo estudante. “Buscar conhecimento além da faculdade vai te ajudar a se diferenciar dos outros profissionais”, reforça.

Já no último ano de faculdade, o futuro engenheiro civil avalia que a relação com os docentes da instituição é algo que vai levar para a vida. “Na minha experiência como acadêmico da Atitus, vale destacar o contato que temos com os professores. Essa proximidade é muito importante para o nosso desenvolvimento e mais do que isso, pois muitos acabam se tornando, além de mestres, nossos amigos”, destacou Flavio.

Série Estagiando

Toda semana contamos histórias de alunos e egressos da Atitus que viveram experiências enriquecedoras nos estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.