Estagiando: paixão transformada em profissão

Publicado em 28/09/2023

Escrito por: Eduarda Ricci Perin

Estudante de Medicina Veterinária da Atitus compartilha suas experiências em estágios e monitorias durante a graduação

A história da estudante Letícia Bernardon é um exemplo de como a paixão pode transformar uma jornada acadêmica. Em mais um conteúdo da série Estagiando, conheça a trajetória da estudante de 26 anos, do 4º semestre do curso de Medicina Veterinária da Atitus.

"A Medicina Veterinária não era minha primeira opção de curso após o ensino médio. Passei por outros cursos antes de chegar à Vet, e acho que foi a veterinária que me escolheu e não o contrário", confessa Letícia, acrescentando que seu desejo de ajudar, cuidar e promover uma melhor qualidade de vida para os bichinhos foi o que a motivou a dar início a essa jornada.

Desde o primeiro semestre, Letícia mergulhou de cabeça em estágios práticos nas áreas de clínica e cirurgia de pequenos animais, onde teve a oportunidade de acompanhar uma variedade de procedimentos cirúrgicos. "Pude ter uma ideia de como é a rotina na cirurgia e reforçar o interesse por essa área", compartilha Letícia, que também teve a chance de "auxiliar diretamente nesses procedimentos, aprendendo na prática algumas das técnicas utilizadas e todo o processo envolvido do início ao fim de uma cirurgia."

WhatsApp Image 2023-09-20 at 21.24.10.jpeg

Outra etapa significativa de sua jornada foi o estágio com animais silvestres no Primaves. Antes disso, Letícia não tinha contato com animais silvestres, mas seu interesse se fortaleceu durante a experiência. "No Primaves, os animais são extremamente bem cuidados e o corpo de profissionais muito competente com quem aprendi sobre manejo, alimentação e sobre os diferentes tipos de espécies", conta.

Além dos estágios, Letícia também participa de monitorias acadêmicas que a aproximam ainda mais da prática da futura profissão. Na monitoria de diagnóstico por imagem, ela acompanha um professor na realização de exames, consolidando seu conhecimento teórico com experiências práticas cruciais. "As monitorias são oportunidades valiosas para reforçar o aprendizado e ter contato direto com a rotina profissional", afirma Letícia.

Ao refletir sobre a importância dos estágios extracurriculares, Letícia enfatiza que "a teoria é importante, mas a prática é fundamental." Ela acredita que o contato com a realidade profissional desenvolve conhecimento, confiança e maturidade, preparando os estudantes para as demandas do futuro.

Sobre sua experiência como aluna da Atitus Educação, Letícia destaca o relacionamento próximo com os docentes. "Os professores da Atitus são muito acessíveis, auxiliando sempre que preciso e direcionando o acadêmico da melhor forma possível, seja para estágios ou em qual área profissional seguir", elogia. Ela acredita que o apoio constante dos docentes é um dos diferenciais da instituição, que desempenha um papel fundamental em seu sucesso acadêmico e profissional.

WhatsApp Image 2023-09-20 at 21.24.09.jpeg