Estagiando: experiências extracurriculares são cruciais na formação

Publicado em 23/03/2023

Egressa do curso de Odontologia conta a importância dos estágios em sua jornada acadêmica

Desde o início da graduação a busca por qualificação profissional é primordial na formação dos acadêmicos. Os estágios contribuem para vivenciar as primeiras oportunidades na área, para conhecer e compreender quais são as de maior interesse e afinidade. A egressa do curso de Odontologia da Atitus Educação, Juliana da Fonseca, destaca que suas experiências fortaleceram seu conhecimento e a tornaram uma profissional mais preparada para o mercado de trabalho.

Na avaliação de Juliana, após decidir o que cursar, a instituição de ensino tem papel fundamental na formação dos alunos. “Geralmente temos medo e insegurança na hora de escolhermos um curso, principalmente de graduação. Sempre digo que foi a Atitus que me escolheu. Onde todos e quaisquer caminhos sempre me direcionavam para lá”, explica.

estagiando-juliana (1).jpeg

“Entrei para a Odontologia apenas gostando do curso e saí amando tudo que vivi. Durante a graduação aprendemos a sermos não só profissionais, mas seres humanos melhores. É lá onde conseguimos ter experiência e vivências de como seria um pouco de nosso futuro”, revela a recém-formada do campus Santa Teresinha.

Segundo a profissional, durante a graduação, os acadêmicos desenvolvem suas habilidades e podem colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. “É na faculdade onde temos a liberdade e principalmente a oportunidade de realizarmos tanto estágios curriculares, quanto extracurriculares, no caso da Odontologia. O que nos prepara, nos dá segurança e nos capacita, para atuarmos como cirurgiões dentistas de excelência”, considera Juliana.

estagiando-juliana (6).jpeg

As experiências vivenciadas pela egressa possibilitaram a ela conhecer diferentes frentes da profissão. “Fiz estágios em consultórios particulares e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nessas atividades consegui ter a clareza de como seriam essas áreas, muitas vezes distintas, mas cada uma com suas peculiaridades e qualidades. Descobri ainda sobre o funcionamento e como é fascinante atuar em cada uma, trazendo conhecimento e qualificação, mas principalmente o carinho e o amor com cada paciente”, explica.

Um dos estágios destacados por Juliana foi um trabalho contínuo realizado com crianças e pré-adolescentes. “Durante todo o curso tivemos a oportunidade de estagiar em escolas municipais de Passo Fundo, podendo levar conhecimento e ao mesmo tempo aprendendo a interagir com as crianças. Eram turmas de diversas idades, onde tínhamos a missão de sanar dúvidas e orientar sobre uma melhor e correta higienização bucal”, enfatiza Juliana.

estagiando-juliana (5).jpeg

A dedicação da dentista em atividades extracurriculares contribuiu para a formação da profissional, que sugere o mesmo aos colegas. “Uma dica é que busquem estágios, descubram áreas diferentes, desvendem o que realmente é a Odontologia. Foi por meio dos estágios que pude ter a confiança e o conhecimento ainda mais desenvolvidos, além de poder absorver da melhor forma possível o que cada profissional tinha a nos ensinar”, disse.

O carinho pela instituição e pelo curso também foi enfatizado por Juliana. “Nosso curso, nossos professores, nossa infraestrutura, nossos pacientes, colegas e toda equipe de funcionários da Atitus Educação são os melhores, digo que temos tudo isso com excelência. Basta crermos e acreditarmos. Eu sou apaixonada e carrego um carinho gigante por tudo isso, pois todos eles foram a base. Quando caímos eles nos levantaram, nos apoiaram da melhor forma possível e, principalmente, nos prepararam”, ressalta.

estagiando-juliana (44).jpeg

“Todos sempre buscaram nos ensinar com ética e amor, de como seguir nesta linda profissão. Sou grata e muito realizada pela instituição e curso que escolhi. Muito obrigada para sempre à minha segunda família”, celebrou a egressa.

Série Estagiando

Toda semana contamos histórias de alunos e egressos da Atitus que viveram experiências enriquecedoras nos estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.