Estagiando: uma jornada de descoberta no Direito

Publicado em 05/09/2023

Escrito por: Eduarda Ricci Perin

Aluna compartilha sua jornada acadêmica e as experiências que moldaram sua paixão pelo Direito

O começo da jornada acadêmica pode ser um desafio para muitos jovens que estão decidindo qual profissão seguir. Para a estudante Juliana Soares de Figueiredo, de 23 anos, essa jornada começou com incertezas, mas acabou por revelar sua verdadeira paixão: o Direito. Juliana, atualmente no 8º semestre do curso na Atitus, compartilhou sua trajetória acadêmica e suas experiências de estágio em mais um conteúdo da série Estagiando.

Juliana iniciou sua jornada acadêmica em 2018, quando realizou a matrícula no curso de Arquitetura e Urbanismo na Atitus. No entanto, após três semestres, ela percebeu que essa não era sua vocação. Pouco antes de encerrar o terceiro semestre, Juliana teve a oportunidade de assistir a algumas aulas de Direito na Atitus, onde descobriu sua paixão pela área. Uma aula específica, dada pela professora Lívia Copelli Copatti, sobre Direito de Família, causou um impacto significativo em Juliana. Hoje, essa é a área em que ela agora tem mais afinidade e planeja atuar após a graduação.

A trajetória de Juliana no Direito inclui três estágios. O primeiro foi no cartório da Vara Judicial da Comarca de Tapejara, sua cidade natal, onde ela passou dois semestres. O segundo estágio foi em um escritório de advocacia, onde permaneceu por cerca de um semestre. Seu terceiro e atual estágio é na Defensoria Pública de Passo Fundo, onde ela está há cerca de 6 meses.

Para ela, essas oportunidades a ajudaram a desenvolver suas habilidades técnicas e a compreender melhor o funcionamento do campo jurídico. “Na minha trajetória, tive a oportunidade de ter o contato direito com outros colegas de profissão, bem como com aqueles que nos buscam para obter uma solução. Tive a oportunidade de desenvolver minhas habilidades técnicas na área que almejo, além de habilidades de comunicação e trabalho em equipe. E ainda, pude conhecer e trocar experiências com pessoas maravilhosas, que tornam nossos dias mais suaves e deixam saudades”, destaca.

A estudante de Direito também considera a prática indispensável para o aprendizado e a fixação do conteúdo visto em sala de aula. Para ela, embora os estudantes aprendam muitas teorias e leis durante a graduação, é no estágio que eles podem ver esses conceitos se desenrolando na prática. “Apesar dos desafios, os estágios são uma parte crucial da formação acadêmica em Direito”, diz.

WhatsApp Image 2023-09-04 at 16.53.17 (1) (1).jpeg

Além disso, os estágios permitem aos estudantes explorar diferentes áreas do Direito e descobrir o que realmente os motiva. "O estágio extracurricular nos dá essa possibilidade de errar e acertar ainda na graduação".

Dicas para futuros estagiários Para aqueles que estão buscando estágios na área do Direito, Juliana compartilha dicas importantes. Para ela, cada organização oferece uma experiência diferente, especialmente no Direito, que possui muitas áreas de atuação. “Faça quantos estágios forem possíveis para descobrir suas afinidades”, aconselha. “Enfrente os desafios com determinação e não se desanime com pessoas negativas. Se necessário, esteja disposto a mudar de rumo e encontrar um novo estágio”, acrescenta.

Os diferenciais da Atitus O verdadeiro diferencial da Atitus, de acordo com Juliana, é o seu quadro docente. “Profissionais qualificados e competentes, acessíveis aos alunos, não somente no que diz respeito à sua aula, sendo também receptíveis a aconselhar e direcionar os acadêmicos na trajetória da graduação”, finaliza.