Estagiando: conhecendo a Enfermagem por meio dos estágios

Publicado em 29/06/2023

As primeiras impressões foram compartilhadas por acadêmica da Atitus

Aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação foi uma das principais razões que levaram a aluna do curso de Enfermagem da Atitus, Carolina Xavier dos Santos, a procurar os primeiros estágios na área. A estudante acredita que nas oportunidades foi possível vivenciar situações reais de cuidados com a saúde, trabalhando diretamente com pacientes e realizando procedimentos de Enfermagem em geral. Os desafios e aprendizados da aluna foram compartilhados em mais um conteúdo da série Estagiando.

Cursar enfermagem sempre esteve nos planos de Carolina, que compartilha o real motivo de ir atrás de seu sonho. “Escolhi a enfermagem porque é cuidar, amar e ser solidário. Eu sempre me enxerguei assim, sendo empática, espalhando alegria e cuidando do próximo”, revela a estudante de 25 anos, do último semestre do curso, do Campus Mont'Serrat.

estagiando-Carolina1.jpeg

Para ela, os primeiros estágios foram desafiadores e de muito aprendizado. “É um misto de sentimentos estar, por exemplo, dentro de uma UTI pediátrica, onde se pode presenciar situações mais graves, mas também ver a alegria de uma mãe, em pegar seu filho no colo depois de dias internado, amamentá-lo ou ter alta médica. O que posso dizer é que aprendi muito. Adquiri muito conhecimento sobre a enfermagem. Aprendi sobre a vida”, explica a estudante.

Ao estagiar em uma UTI, Carolina conta que o início não foi fácil, mas tinha certeza que estava no caminho certo. “No meu segundo dia de estágio na UTI, no meu plantão, tiveram três paradas cardiorrespiratórias, foi tenso, assustador, cheguei a me questionar “será que eu estou na profissão certa?”. Hoje tenho certeza que sim, eu nasci para ser enfermeira e cuidar do próximo”, considera a acadêmica, que atualmente estagia pela manhã no Hospital da Criança Santo Antônio e, no turno da tarde, no Hospital Banco de Olhos.

estagiando-Carolina2.jpeg

A importância de fazer estágios também foi defendida por Carolina, que entende ser uma porta de entrada para uma futura contratação. “Se eu pudesse dar uma dica para os alunos seria: façam estágio extracurriculares! Se insiram no meio da saúde antes. Você se sente mais confortável e seguro. Além de ter grandes chances de receber uma efetivação depois de se formar”, disse ela, ao lembrar que é preciso ter persistência e organização na busca por uma boa oportunidade.

estagiando-Carolina3.jpeg

Sobre estudar e escolher a Atitus para guiar seu caminho profissional, a acadêmica destaca o que mais gosta na instituição. “Acredito que fiz uma ótima escolha estudar na Atitus, em nenhum momento me senti sozinha nos estágios, sempre tive apoio do meu preceptor Ezequiel Ieger e do professor Willian Roger Dullius. Acho que isso é um diferencial da faculdade”, destacou.

Série Estagiando

Toda semana contamos histórias de alunos e egressos da Atitus que viveram experiências enriquecedoras nos estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.