Estagiando: colocando na prática o que se aprende na graduação

Publicado em 06/10/2022

Conheça a história da estudante de Arquitetura, da Atitus Educação, Eduarda Fridrich

Realizar estágios é uma importante maneira de se integrar ao mercado, conhecer a realidade organizacional, mas além de tudo, colocar em prática o que se aprende durante a graduação. Nesse sentido, a aluna Eduarda Fridrich, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Atitus Educação, campus Mont’Serrat, conta como foram suas primeiras experiências extracurriculares.

WhatsApp Image 2022-10-05 at 08.47.47.jpeg

Atualmente no sétimo semestre do curso de Arquitetura, a estudante de 22 anos fala como foi sua primeira oportunidade prática. “Comecei a estagiar em janeiro deste ano na Secretaria Municipal de Saúde, da prefeitura de Porto Alegre. O processo seletivo foi uma prova e a entrevista, com um engenheiro. Éramos em três, um engenheiro e mais duas estagiárias. Lá a gente contribuía com o desenvolvimento de projetos, de dentro das unidades do Hospital Presidente Vargas e ajudávamos com as demais demandas da área”, explica Eduarda.

Ainda durante o primeiro estágio, a futura arquiteta já demonstrava querer desbravar novos horizontes. “Em junho, eu já estava com vontade de conhecer outros lugares, pois não me adaptei muito à forma de trabalho da prefeitura. Então comecei a buscar outros estágios, para ver o que me interessava e fui percebendo as áreas dentro da arquitetura que eu queria aprender um pouco mais”, considera.

“Graças a um grupo de mensagens que temos com a coordenadora do curso, vi uma nova oportunidade, desta vez no escritório Solé Associados, também em Porto Alegre. A especialidade deles é trabalhar com restauro, voltado para a arquitetura cultural, onde elaboram projetos e promovem obras especialmente em teatros”, comenta a estudante.

O processo de seleção para a nova posição foi rápido, segundo Eduarda. “O pessoal do escritório tinha a necessidade de contratar dois estagiários e eu mandei meu currículo numa segunda e fui entrevistada na sexta. Foi uma conversa muito boa, pois pesquisei sobre a empresa e descobri que eles eram fantásticos no trabalho de restauração de teatros em todo o Brasil. Na segunda-feira seguinte, eles me ligaram dizendo que eu havia passado, ” comemora.

“Comecei o estágio no dia 4 de julho e estou até hoje. Já são praticamente três meses de muito aprendizado. O que estudei na faculdade sobre acústica, por exemplo, agora consigo colocar em prática e, ter esse olhar de dentro do escritório, é muito diferente. Toda essa experiência, além de motivadora, me fez sair de uma bolha e descobrir um mundo cheio de coisas e ideias diferentes, ” revela.

A graduanda também comenta que a área está cheia de oportunidades em diversos nichos. “O arquiteto e urbanista pode trabalhar muito além do que está acostumado. Só vamos entender isso quando estamos dentro de um ambiente de trabalho, de como se faz, dos processos e de tudo mais. São prazos e datas a serem cumpridos com os clientes. Isso tudo me faz crescer pessoal e profissionalmente e ter uma ideia bem diferente de como as coisas são”, enfatiza.

Aos alunos que buscam uma vaga de estágio, Eduarda deixa algumas dicas importantes. “Recomendo que pesquisem muito, entrem em sites e até mesmo nas redes sociais, onde conseguimos ter vários contatos da área, do mundo inteiro. A arquitetura em si é muito ampla e dá para trabalhar com muita coisa que a gente nem imagina”, pontua.

“Sugiro aos colegas que façam estágios, cursos, pesquisem e participem de workshops, que muitas vezes são gratuitos. Para finalizar, acredito que a vida está em constante transformação, onde devemos caminhar e evoluir com frequência. Não adianta ficar sentado esperando que as coisas aconteçam, precisamos nos movimentar, também durante a faculdade”, concluiu a estudante.

Série Estagiando

Toda semana contamos histórias de alunos e egressos da Atitus que viveram experiências enriquecedoras nos estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.