Estagiando: as múltiplas possibilidades de atuar no Direito

Publicado em 27/07/2023

Acadêmico realizou estágios em diferentes frentes e conta como foram suas experiências

A escolha do aluno Felipe Tumelero, de 20 anos, em cursar Direito na Atitus Educação, se deu pelas suas várias oportunidades de atuação. Para ele, a graduação evidencia essas possibilidades, que ao longo do curso, podem ser desenvolvidas pelos estudantes em estágios extracurriculares, na busca pela evolução profissional. A história do acadêmico do campus Santa Teresinha foi compartilhada em mais um conteúdo da série Estagiando.

Hoje no sexto semestre, o estudante faz uma reflexão do que mais lhe atrai na área. “Um aspecto que certamente chama a atenção na área jurídica é o contato direto que se tem com a sociedade, e com todos os problemas que ela enfrenta cotidianamente. De forma que essa relação nos torna mais humanos e empáticos com os problemas que o próximo enfrenta. Afinal, o grande intuito do direito existir é poder tutelar a busca pelo bem coletivo e a convivência harmônica em comunidade”, compreende.

estagiando-Felipe-1.jpeg

Os primeiros estágios de Felipe foram em um escritório de advocacia e na própria instituição de ensino. “Tive a oportunidade de estagiar em diferentes locais, nos quais fui muito bem recepcionado e incentivado. O primeiro deles foi no escritório Gustavo da Luz Advocacia Penal Empresarial, o qual foi meu primeiro emprego na área do direito. Foi lá que tive o contato inicial com o mundo jurídico e com toda a responsabilidade e a carga processual que se trabalha diariamente. Lá trabalhávamos fazendo a defesa técnica de acusados criminais”, explica.

Na sequência, ele estagiou junto ao posto adjunto do Juizado Especial Cível (JEC), na Atitus. “Eu trabalhava em demandas cíveis, tais como ações de indenizações, de cobrança e outras inúmeras tarefas no âmbito cível. No Juizado realizávamos muitos atendimentos ao público, de modo que tínhamos o contato direto com o cidadão que buscava o judiciário para resolver o seu problema. No JEC também tive a oportunidade de conhecer inúmeras pessoas que foram, e ainda são de grande importância para minha vida profissional e pessoal”, destaca.

estagiando-Felipe-2.jpeg

Agora, no estágio atual, Felipe adquire prática na 1ª Promotoria Criminal Especializada em Júri de Passo Fundo. “Trabalhamos fazendo a acusação de denunciados por crimes dolosos contra a vida (como o homicídio). Tenho muito orgulho em fazer parte do time, pois posso ver diariamente o resultado do trabalho que desempenhamos, sem mencionar a possibilidade de trabalhar com profissionais extremamente competentes que servem como inspiração diária para minha caminhada profissional”, considera o acadêmico.

Para os colegas que estão procurando estágio, Felipe compartilha algumas dicas importantes. “São diversos locais que possibilitam e até incentivam o estágio, de forma que o ponto principal é ter vontade de buscá-lo. Para ingressar em um estágio não é necessário ter experiência, pois, afinal, o intuito é adquiri-la no local. Porém, quanto melhor for a sua qualificação, mais preparado estará para atuar junto a empresa ou órgão público que escolher. Assim, meu conselho seria buscar qualificação fazendo cursos, participando de palestras e eventos que agregam ao currículo”, disse.

estagiando-Felipe-3.jpeg

“O estágio é um passo muito importante na graduação, pois é por meio dele que se tem contato efetivo com a prática. Estagiar para mim foi ter a certeza que havia escolhido o curso certo, pois é no estágio que temos contato pela primeira vez com aquilo que tanto estudamos. Além disso, o estágio funciona como o local ideal para praticar networking, pois é através dele que conheceremos diversos profissionais da área, que são potenciais futuros colegas, clientes e até bons amigos”, comenta.

O estudante também destaca o que mais lhe inspira na Atitus. “Um dos grandes diferenciais da instituição certamente é o corpo docente. São profissionais exemplares, que além de ilustres professores, comprometidos com os propósitos da instituição, são acima de tudo empáticos e acessíveis, sem medir esforços para nos auxiliar na caminhada da graduação”, revelou.

Série "Estagiando"

Toda a semana, contamos histórias de alunos e ex-alunos da Atitus que vivenciaram experiências enriquecedoras durante seus estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.