Estude em 2024. Inscreva-se aqui!

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Estagiando: as diferentes possibilidades de atuar na Arquitetura e Urbanismo

Publicado em 06/07/2023

Acadêmica da Atitus conta sobre suas experiências extracurriculares na área

Vivenciar a rotina de trabalho em um escritório de arquitetura, órgão público ou empresas do setor são algumas das possibilidades onde os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo podem desenvolver suas habilidades. Um exemplo disso, está a dedicação da estudante da Atitus, Eduarda Mariano, que desde o início da graduação, realiza estágios na área e a cada dia aprende mais sobre a carreira que escolheu. A história dela foi compartilhada em mais um conteúdo da série Estagiando.

A aluna do Campus Mont’Serrat conta que escolheu a arquitetura por admirar a capacidade humana em criar soluções para resolver os problemas. “Percebi que com a Arquitetura e Urbanismo seria possível aprimorar essa capacidade, para adaptá-la em diferentes tipos de realidades, a fim de contribuir na transformação e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Tudo isso partindo da atualização de recursos e da adaptação de estratégias para as novas formas de "viver, conviver e habitar", em seus mais variados tipos e espaços”, explica Eduarda.

Eduarda1.jpeg

Os estágios da estudante vieram ainda nos primeiros semestres, passando por diferentes áreas. “Estagiei em órgãos do Estado, como na Fundação de Atendimento Socioeducativo do RS (FASE), onde participei de projetos para reformas do patrimônio em todas as unidades. Após essa experiência, migrei para um mercado especializado em construção, onde estagiei em construtoras como a LEME, auxiliando em projetos arquitetônicos residenciais e comerciais. Obtive uma enorme bagagem de conhecimentos, tanto na parte técnica de projetos, quanto nas práticas de estratégia de mercado”, disse.

E ela não parou por aí. A acadêmica do sétimo semestre decidiu explorar mais uma área da profissão: a arquitetura hospitalar. “Em busca de uma "nova aventura", decidi migrar novamente, agora para o setor da arquitetura hospitalar, onde atualmente faço parte da equipe de arquitetura e engenharia do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Por lá, eu auxilio na rotina de projetos de manutenção e modernização de todos os hospitais do complexo”, conta.

Eduarda2.jpeg

A futura arquiteta acredita que os estágios a ajudaram a crescer e a desenvolver sua carreira profissional. “Pude aprimorar enormemente meus conhecimentos técnicos a partir do auxílio dos profissionais os quais trabalhei ao lado. Isso me proporcionou capacitar as habilidades a partir de treinamentos e o uso de diversos softwares para a realização das atividades aplicadas”, comenta Eduarda.

“É muito importante a procura pela realização de estágios desde o início da graduação, para que se tenha a oportunidade de vivenciar diferentes experiências dentro do mercado, auxiliando o estudante a entender melhor qual o segmento que mais lhe interessa. Apenas vivenciando na prática é que conseguimos ter a real noção de onde estamos caminhando e sobre o que realmente queremos”, sugere.

Eduarda3.jpeg

Como acadêmica, Eduarda salienta ainda os diferenciais e o que mais admira na instituição. “Ingressei na Atitus por meio de transferência e a escolhi a partir de pesquisas realizadas com base em inovação de ensino, tecnologia e aproximação com o mercado de trabalho, sendo estes, os seus grandes diferenciais. O que mais gosto é o suporte acadêmico que recebemos por parte dos professores e da coordenação do curso. Sempre se colocam à disposição, tornando-se muito próximos dos alunos e facilitando a troca de experiência entre todos”, destacou.

Série Estagiando

Toda semana contamos histórias de alunos e egressos da Atitus que viveram experiências enriquecedoras nos estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo