Escola Politécnica da Atitus integra projeto de pesquisa para prevenção de desastres climáticos
Publicado em 05/05/2025
Escrito por: Bárbara Born
Projeto foi aprovado pela Fapergs e será desenvolvido no município de Veranópolis/RS
Com as mudanças climáticas acarretando um aumento de eventos extremos, como chuvas intensas, um dos impactos mais graves no Rio Grande do Sul tem sido o crescimento dos casos de deslizamentos de terra, que podem afetar cidades inteiras. Com o objetivo de prevenir esses desastres, a Escola Politécnica da Atitus Educação está participando de um projeto de pesquisa em conjunto com outras instituições de ensino superior e empresas privadas.
O projeto “Áreas de Reserva Ambiental Afetadas por Movimentos de Massa: Mapeamento e Restauração com Vistas à Prevenção de Desastres, Monitoramento Ecológico e Educação Ambiental" foi aprovado pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Voltado a Desastres Climáticos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
Representando a Atitus Educação, participam Cleiton Luís Boufleuher, coordenador do curso de Engenharia Civil, e Alcindo Neckel, docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ).
O estudo será conduzido no município de Veranópolis (RS), em uma área suscetível a deslizamentos. No local, será feito o mapeamento e monitoramento integrado do terreno, utilizando tecnologias avançadas e abordagens multidisciplinares. A partir desses dados serão promovidas ações de prevenção de desastres, restauração ecológica, monitoramento contínuo dos recursos naturais e educação ambiental voltada à comunidade local.
A primeira saída de campo ocorreu no dia 30 de abril, marcando uma etapa fundamental da pesquisa, como explica Cleiton: “Estar no local permite uma observação mais precisa das características do terreno, da vegetação, das condições do solo e de outros fatores ambientais que muitas vezes não podem ser plenamente captados por imagens ou análises remotas”.
Para ele, essas informações são essenciais para elaboração de práticas e técnicas mais eficazes de prevenção e mitigação de riscos, promovendo a segurança da população e aumentando a resiliência da região diante das ações climáticas. “Só com esse olhar atento e presente é que conseguiremos construir soluções realmente adaptadas à realidade local”, completa.
Também acompanharam a visita os doutorandos em Arquitetura e Urbanismo pela Atitus, Isadora Caino e Guilherme Peterle, que são egressos da graduação e do mestrado pela instituição.
Projetos como esse reforçam o compromisso da Atitus com a comunidade. Integrando ensino, pesquisa e responsabilidade social, a instituição contribui para o desenvolvimento sustentável e a redução dos impactos das mudanças climáticas.