Escola de Direito sedia evento internacional sobre justiça climática
Publicado em 18/09/2025
Seminário relacionou a Teoria da Justiça de Amartya Sen e os desafios da emergência climática
Nos dias 15 e 16 de setembro de 2025, a Atitus sediou o Legal Talk - Observando o Futuro: Direito, Políticas Públicas e Emergência Climática, que nesta edição recebeu a programação do X Seminário Internacional sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen. O encontro reuniu pesquisadores, especialistas em políticas públicas e representantes de universidades nacionais e internacionais, enaltecendo a Atitus como um espaço de referência para debates acadêmicos de relevância global.
O tema do Seminário está diretamente conectado à vertical Direito e Estado, que se dedica à proteção do Estado de Direito, à compreensão dos sistemas de gestão da Justiça e da Segurança Pública, e à proposição de políticas públicas inovadoras.
Integração entre teoria e desafios contemporâneos
Coordenado pelo professor Neuro Zambam, docente da Escola de Direito da Atitus, o evento destacou a relevância da teoria seniana diante dos problemas climáticos e sociais que marcam a atualidade. “O principal destaque do seminário foi a relação entre a Teoria da Justiça de Amartya Sen e os desafios da emergência climática, com ênfase nas estratégias de prevenção e mitigação. Tivemos uma participação acima do esperado e um clima muito rico de pesquisa e debate, em que ficou evidente a conexão direta entre os problemas da crise climática e os aportes teóricos de Sen”, afirmou Zambam.
Além disso, ele ressaltou a contribuição da Atitus para a formação científica: “Esse encontro foi uma oportunidade de integração e de troca de percepções sobre as diversas formas de compreender, enfrentar e mitigar a emergência climática. Essa integração reuniu alunos, professores, bolsistas e iniciantes na pesquisa de várias universidades do Brasil e do exterior, além de organizações sociais. Esse movimento fortalece os programas de pós-graduação da Atitus e abre portas para a iniciação científica de novos estudantes.”
Participação expressiva e interdisciplinaridade
Com público expressivo e envolvimento de diferentes áreas do conhecimento, o seminário reafirmou a importância da interdisciplinaridade nos debates sobre justiça e sustentabilidade. O palestrante Henrique Daniel de Souza, que participou do painel Participação ativa e Políticas públicas e sociais de enfrentamento da emergência climática, enfatizou a relevância do tema: “O seminário reuniu representantes internacionais, nacionais, estaduais e de diversas universidades públicas e privadas da região. O tema da emergência climática, tão atual especialmente em um estado afetado pelas enchentes no ano passado, foi debatido a partir das teorias de Sen, aplicadas e tensionadas a essa realidade. Foi enriquecedor unir teoria e prática, dialogando com acadêmicos e organizações que já aplicam métodos e propostas inspiradas em Sen. Foi uma experiência incrível de aprendizado, partilha de pesquisa e práticas, que certamente amplia o alcance do seminário.”
Justiça e políticas públicas em perspectiva
A programação também contou com reflexões sobre migração e políticas públicas de acolhida. Marlon Kamphorst, palestrante, trouxe contribuições ao relacionar a teoria de Sen à experiência venezuelana no Brasil: “No seminário, abordei a migração venezuelana no Brasil, com foco na cidade de Chapada, e as políticas públicas criadas para enfrentar esse movimento social, especialmente no acolhimento, interiorização e atendimento às necessidades humanas dessas pessoas. A relação com a temática do encontro está no entendimento de que todos devem ter suas capacidades plenas para atuar como sujeitos ativos na sociedade. Foi o que observamos na Operação Acolhida, uma resposta humanitária e uma política pública que assegurou dignidade aos migrantes venezuelanos.”
A professora Tônia Andrea Inocentini Galleti (Mackenzie/FGV/SP) também destacou a importância da troca interdisciplinar: “O ponto alto do seminário foi a intensa troca de ideias, experiências e realizações concretas entre professores do Brasil e do exterior, estudantes e pesquisadores das mais diversas áreas do Direito e de outras áreas do conhecimento. Essa interdisciplinaridade mostra como a teoria de Sen abre caminhos para que possamos cocriar novas realidades.”
Atitus como espaço de referência
Ao sediar o seminário, a Escola de Direito da Atitus reforçou seu papel como promotora de debates internacionais sobre justiça, políticas públicas e sustentabilidade. O evento evidenciou o compromisso da instituição com a construção de pontes entre teoria e prática, fortalecendo a missão de formar profissionais capazes de enfrentar os desafios contemporâneos com visão crítica e responsabilidade social.