VESTIBULAR DE INVERNO. INSCREVA-SE AQUI!

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Erva-mate auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e tem ação cicatrizante

Publicado em 26/05/2023

Estudos sobre a planta foram desenvolvidos por pesquisadoras da Atitus Educação

Nativa das regiões subtropicais da América do Sul, especialmente do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, a erva-mate oferece diversos benefícios para a saúde. Amplamente utilizada no meio alimentício e farmacêutico, a planta possui propriedades antioxidantes, que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce, tem ação cicatrizante e até propriedades anticâncer. É o que conclui um compilado de estudos realizados por pesquisadoras da Atitus Educação.

Conforme destaca a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Atitus, Mariana Beux, as propriedades da erva-mate foram identificadas em estudos científicos publicados entre os anos 2000 e 2021. “Iniciamos a pesquisa de forma despretensiosa, pela afinidade que temos pelo chimarrão e a cultura gaúcha. Pensamos em relacionar esse hábito com a saúde e estética, pois a erva-mate é extremamente conhecida e de fácil acesso”, explica.

ervamate_016.jpg

Ainda segundo a pesquisadora, são inúmeros os benefícios da planta, que deve seguir sendo estudada na instituição. “Iniciamos as investigações descobrindo todos os benefícios que ela nos apresenta quando usada nos dermocosméticos, tais como, seu poder antioxidante, controlador da oleosidade e na prevenção dos sinais do envelhecimento, além é claro, dos que já conhecemos de forma sistêmica. Nossa pesquisa continuará, pois agora a missão é desenvolver um produto de uso profissional a base da erva-mate”, revelou Beux.

O compilado de estudos sobre a planta foi publicado na edição de março do Brazilian Journal of Health Review, jornal online especializado em ciências na área da saúde. Integraram as pesquisas, além de Mariana, a coordenadora do curso de Farmácia da Atitus, Eduarda Bassi Anziliero, a docente Natália Freddo, bem como a egressa do curso de Estética e Cosmética, Regina Guglielmin Peruffo e as alunas Alessa da Silva Borges e Julia Dall’Agnol Ribeiro.

Confira mais propriedades e benefícios da erva-mate

A erva-mate é rica em compostos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no organismo. Ao consumir a planta regularmente, se pode reduzir o estresse oxidativo e os danos causados pelos radicais livres, o que contribui para uma pele mais saudável e jovem. Além disso, a erva possui compostos com ação anti-inflamatória que ajudam a reduzir a inflamação no corpo, promovendo uma recuperação mais rápida e eficaz de feridas e lesões cutâneas.

A planta também pode fortalecer o sistema imunológico, ajudando a prevenir infecções e promovendo uma cicatrização mais eficiente. Seu consumo regular pode auxiliar na proteção contra agentes patogênicos e no fortalecimento das defesas do organismo, o que favorece a recuperação de feridas e a regeneração celular.

É importante destacar que os benefícios da erva-mate podem variar de pessoa para pessoa, e seu consumo deve estar associado a um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos. Além disso, é fundamental consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer novo tratamento ou suplementação, especialmente se tiver condições médicas pré-existentes ou estiver fazendo uso de medicamentos.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo