PROCESSO SELETIVO 2024/2. INSCREVA-SE AQUI!

Ecossistema Atitus participa de iniciativas que buscam soluções tecnológicas para prevenir e ajudar vítimas de desastres climáticos no RS

Publicado em 24/05/2024

Escrito por: Bárbara Born

Startup Academy e alunos do curso de Ciência da Computação estão envolvidos nas ações

Comprometido a auxiliar as vítimas das tragédias climáticas no RS e prevenir que elas aconteçam, o ecossistema Atitus está participando de duas iniciativas que envolvem inovação e tecnologia. Ambas as ações têm início na noite desta quinta-feira (23).

Uma delas é um hackathon com startups nacionais e internacionais. A Startup Academy, integrante do nosso ecossistema, é uma das idealizadoras do movimento, que tem como tema “Soluções Inovadoras para Prevenir os Desastres Climáticos e Mitigar os Efeitos das Inundações”. O evento ocorre de forma on-line a partir das 18h. Para Juliana Suzin, cofundadora e CEO da edtech, a iniciativa é uma maneira, em meio ao cenário atual, de ajudar através da expertise, ferramentas e instrumentos das startups.

As startups serão desafiadas a modelarem e desenvolverem soluções tecnológicas para prevenção e mitigação de desastres climáticos nas áreas de conscientização e educação, funding, recuperação e reconstrução, gestão de resíduos, infraestrutura e logística, planejamento urbano e sistemas de previsão e alertas, entre outras. Cada startup selecionará dois desses temas e irá propor soluções a partir delas. As startups têm até o dia 10 de junho para finalizarem as propostas e o resultado será divulgado no dia 20 de junho.

A outra iniciativa envolve a Atitus Educação. Divididos em duas equipes, dois professores, Marcos Roberto dos Santos e Alan da Cruz Mafalda, e oito alunos, Carlos Romio Bezzera, Rafael Noll da Silva, Gabriel Viecili, Vítor Viasdeski Monteiro, Gabriel Palla, Bruno Cenci Basso, Natan Peliciolli Loss e Guilherme Vieira Menezes, do curso de Ciência da Computação da Unidade Passo Fundo vão participar da Maratona Tech pelo RS. Uma iniciativa colaborativa que tem como objetivo propor soluções tecnológicas para oferecer atendimento e suporte a milhares de pessoas afetadas pelas chuvas e inundações que atingiram o Rio Grande do Sul. A ação é realizada com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Extensão de Inclusão Digital e Apoio a Políticas de Equidade.

Durante a maratona, as equipes participantes terão a missão de escolher um desafio e criar uma proposta de solução. As equipes terão à disposição recursos técnicos, como créditos em serviços de nuvem, e contarão com o apoio de uma rede de mentores voluntários de organizações parceiras. A Maratona Tech pelo RS será on-line a partir das 19h30. As soluções deverão ser enviadas até o dia 27 de maio e o anúncio das escolhidas será no dia 31 de maio.

Foto Giulian SerafimPMPA.jpg

Foto: Giulian Serafim/PMPA