Ecossistema Atitus marca presença na 10ª mesa do Pacto Alegre
Publicado em 29/03/2025
Escrito por: Caue Fonseca
Iniciativa completou seis anos com panorama de entregas
A Atitus Educação e a GOV.UP, empresa do Ecossistema Atitus, marcaram presença na 10ª mesa do Pacto Alegre, realizada na última quinta-feira (27), na sede da Unisinos em Porto Alegre.
Criado em 2019, o Pacto Alegre é um movimento que busca transformar Porto Alegre em um polo de inovação e empreendedorismo. A iniciativa envolve representantes da chamada “quádrupla hélice” – instituições de ensino, sociedade civil, poder público e iniciativa privada – e promove uma agenda comum para o desenvolvimento da cidade.
O evento de quinta-feira reuniu representantes de mais de 100 entidades e apresentou um panorama das entregas realizadas ao longo dos últimos seis anos, como a criação de uma marca de Porto Alegre e o projeto Territórios Inovadores, que levou banda larga a sete regiões de vulnerabilidade social da capital gaúcha.
Desde sua criação, em 2019, o Pacto Alegre enfrentou desafios significativos, como a pandemia de covid-19 e a enchente de 2024. Mesmo assim, a iniciativa contabiliza 52 projetos em seu portfólio. Até o momento, 35 projetos já foram entregues ou estão em andamento (67%).
Representando a Atitus, a diretora da unidade Porto Alegre, Bárbara Costa, destacou a importância do Pacto para a instituição. "É uma iniciativa fundamental na linha daquilo que a Atitus se propôs enquanto instituição e ecossistema, conectando nossas missões institucionais com a proposta de futuro desejada para Porto Alegre", afirmou.
Paulo Renato Ardenghi Rizzardi, que foi Head de Inovação da Prefeitura durante a origem do Pacto, hoje participa à frente da GOV.UP, empresa do ecossistema Atitus que trabalha com o desenvolvimento de projetos de inovação em governos.
"Hoje tive a oportunidade de mudar de perspectiva. Agora, represento a iniciativa privada, mas com os mesmos objetivos de ajudar Porto Alegre a se transformar em um ecossistema de inovação internacional", explicou.
Prefeito Sebastião Melo pediu foco da iniciativa em tornar a cidade ainda mais resiliente
O prefeito Sebastião Melo enfatizou a resiliência da cidade diante das crises recentes e pediu dedicação pelos próximos quatro anos para tornar a cidade melhor adaptada ao novo momento climático e pós-enchente.
"Não tem ninguém melhor do que vocês para liderar essa transformação", ressaltou.
Durante a reunião, o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, destacou que o movimento se aproxima de uma nova fase, de institucionalização. Em breve, deverá ser criada uma organização social a fim de formalizar a iniciativa e o acompanhamento dos projetos.