Docente participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e contribui com propostas para a COP 30
Publicado em 28/05/2025
Escrito por: Eduarda Ricci Perin
Mayara Ribeiro, docente de Psicologia, representou a instituição desde a etapa municipal até a conferência nacional, em Brasília
A professora Mayara Ribeiro, do curso de Psicologia da Atitus Educação, participou da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), realizada entre os dias 6 e 9 de maio em Brasília. O evento teve como objetivo construir propostas para subsidiar a Política Nacional sobre Mudança do Clima e preparar o Brasil para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém (PA), em novembro de 2025.
A trajetória da professora na CNMA envolveu três etapas: municipal, estadual e nacional. Na Conferência Municipal do Meio Ambiente, em Passo Fundo, a docente atuou na elaboração de propostas de políticas públicas dentro de um dos cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Transformação ecológica; Justiça climática; e Governança e educação ambiental.
Eleita delegada do setor privado, Mayara também representou a Atitus na Conferência Estadual do Meio Ambiente, onde as propostas vindas dos municípios foram analisadas e priorizadas. O Rio Grande do Sul reuniu mais de 400 propostas, das quais 20 foram selecionadas para compor a etapa nacional.
Na 5ª CNMA, em Brasília, foram analisadas 568 propostas-síntese enviadas por conferências estaduais e distrital. Os debates ocorreram em grupos de trabalho (GTs) e plenárias temáticas, culminando na priorização de 100 propostas, sendo as 10 mais votadas entregues diretamente à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Neste evento, Mayara participou como delegada convidada do setor privado.
A docente integrou o GT de Educação Ambiental Formal, com forte conexão com a atuação das instituições de ensino superior. Duas propostas deste eixo foram as mais votadas da conferência. A segunda delas, diretamente relacionada ao ensino superior, propõe a implementação da educação ambiental decolonial crítica e transformadora como prática permanente em todos os níveis e modalidades de ensino, integrando temas como justiça social, racismo ambiental e saúde única.
“Foi gratificante ver que a segunda proposta mais votada e entregue à Ministra tem relação direta com a Atitus, uma vez que as IES precisam assumir o compromisso de incluir em seus currículos, de todos os cursos de graduação, e também em todas as disciplinas, de forma transversal, o tema da educação ambiental”, afirmou a professora.
Além dos debates oficiais, Mayara participou de uma atividade autogestionada com o tema “Inserir o conceito da abordagem ‘Uma Só Saúde’ na agenda ambiental”, fortalecendo os laços entre saúde humana, animal e ambiental. A temática está alinhada com a vertical One Health, da Escola de Saúde da Atitus.
“Participar deste evento possibilitou a experiência de elaborar propostas de políticas públicas, considerando a realidade local e estadual. Mais do que representar a Atitus, levei comigo o compromisso da educação como ferramenta de mudança”, finalizou Mayara.