Compensação de carbono da Atitus em 2022 equivale a preservação de quase 34 mil árvores por um ano
Publicado em 01/07/2023
Foram neutralizadas cerca de 236,9 toneladas de CO2, 50% de todas as emissões geradas pela Atitus em suas atividades administrativas
A Atitus, em parceria com a Moss, compensou 50% dos gases de efeito estufa emitidos pelas suas atividades durante 2022. Foram 236 toneladas de CO2 neutralizadas, volume equivalente à preservação de quase 34 mil árvores ou 50 hectares de cobertura vegetal por um ano. A compensação foi feita por meio da compra de créditos de carbono, em uma operação que beneficiará diretamente três projetos de conservação da Floresta Amazônica. Assim, a iniciativa da Atitus vai auxiliar na redução do desmatamento e beneficiar as comunidades amazônicas.
Impactos mapeados
O ponto de partida para compensar os impactos das atividades da Atitus no meio ambiente foi mapear e quantificar as origens das emissões. O cálculo, feito com o suporte de uma consultoria externa, apontou que, em 2022, em suas atividades administrativas, a Atitus emitiu 474 toneladas de CO2eq.
Esta foi a primeira iniciativa de compensação de carbono realizada pela Atitus. A próxima ação, prevista no Planejamento Estratégico da instituição, deve ocorrer em janeiro de 2024, referente ao ano de 2023. E a meta é neutralizar 100% dos gases de efeito estufa gerados.
“Temos, na Atitus, metas arrojadas de crescimento. Porém, de acordo com nosso planejamento estratégico, este avanço precisa estar alinhado ao controle dos impactos ambientais e sociais das nossas atividades. Esse resultado é um ponto de partida para as ações voltadas à sustentabilidade do nosso negócio”, explica Carina Oliveira da Silva, Especialista de Planejamento da Atitus Educação.
O que são os créditos de carbono
Créditos de carbono são certificados digitais que garantem que um projeto ambiental evitou a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Cada crédito de carbono representa a não emissão de uma tonelada de CO2 na atmosfera.
“Reduzindo sua pegada de carbono a Atitus aplica a ideia de que boas práticas preservam o meio ambiente e o próprio negócio. Significa dizer que preservação ambiental e eficiência econômica estão de mãos dadas para tornar a empresa mais sustentável”, destaca Jandir Pauli., professor do curso de mestrado em Administração da Atitus e pesquisador de temas ligados à sustentabilidade.
Qual o volume de CO2 compensado pela Atitus
Por meio da compra de créditos de carbono, a Atitus compensou 50% de todas as suas emissões em 2022, totalizando 236,9 toneladas de gases. Isso equivale a:
- 34 mil árvores preservadas por um ano
- 50 hectares de cobertura vegetal preservadas por um ano
- 1,72 milhão de quilômetros rodados por um carro a gasolina (ou 42 voltas ao mundo)
- 4,85 mil viagens aéreas entre Rio de Janeiro e São Paulo