CEO da Bruning Tecnometal inspira estudantes da Escola Politécnica
Publicado em 22/03/2025
Escrito por: Bárbara Born
Reno Schmidt compartilhou sua trajetória e experiências no mercado com alunos da Atitus
O auditório do campus Santa Teresinha da Atitus Educação, em Passo Fundo, ficou lotado na quarta-feira (19) para a aula magna da Escola Politécnica. Acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Mecânica e de Produção, tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória de Reno Schmidt, CEO da Bruning Tecnometal, uma empresa localizada em Panambi que atende os segmentos agrícola, rodoviário, automotivo e de construção.
Reno Schmidt é engenheiro mecânico formado pela UFSM, licenciado em História pela Unijuí, com especialização em Gestão Empresarial pela FGV/POA, mestrado em Economia pela UFRGS e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS.
Há 21 anos trabalhando na Bruning, ele ressaltou a importância de aproximar a indústria da academia: “Essa é uma deficiência que nós temos no país. O nosso entendimento é que quanto mais aproximarmos a indústria das instituições de ensino, mais produtividade nós vamos ter no Brasil”.
Durante a sua palestra, Reno Schmidt compartilhou suas vivências e perspectivas no universo industrial, destacando características essenciais para o sucesso profissional. “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, salientou.
Outro ponto abordado por ele foi a ideia de separar o “o que” do “como”, ressaltando que o foco deve estar na solução, e não apenas no diagnóstico dos problemas. “O que realmente importa é resolver o problema. Não podemos nos limitar a identificar falhas, é fundamental encontrar a solução e agir rapidamente”, afirmou.
O diretor da Escola Politécnica, João Henrique Corrêa de Souza, destacou que atividades como essas aproximam os alunos do mercado de trabalho e os preparam para os desafios reais da profissão. “Eles têm a chance de ouvir diretamente de profissionais de destaque no mercado o que realmente importa para o desenvolvimento da carreira deles e o que está em jogo no mundo da indústria e da engenharia”, finalizou.
Sobre a Bruning Tecnometal
Com cerca de 1800 funcionários, Bruning Tecnometal foi fundada em Panambi, em 1947, e hoje atua no ramo metalmecânico nos segmentos agrícola, automotivo, rodoviário e de construção. Planejam, produzem e transportam peças com processos de estamparia, usinagem, solda, tratamento de superfícies, pintura e ferramentaria destinados a grandes montadoras instaladas no Brasil e no exterior.