Centro Regional de Cirurgia Robótica é lançado pelo Hospital de Clínicas

Publicado em 11/08/2022

Escrito por: Eduarda Ricci Perin

O Sistema Robótico Da Vinci X é utilizado em apenas 25 cidades brasileiras e estará disponível no HC - Hospital Escola dos cursos da saúde da Atitus

O Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Hospital Escola dos cursos da área da saúde da Atitus - insere a região norte do Rio Grande do Sul no mapa da inovação e do futuro da medicina com o lançamento do Centro Regional de Cirurgia Robótica HC.

O Sistema Robótico Da Vinci X será utilizado nas áreas de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Torácica, Ginecologia e Urologia. No Brasil, 25 cidades possuem o sistema, contemplando 91 equipamentos até o ano de 2021.

“Estamos participando de mais um momento ímpar para a história do Hospital de Clínicas de Passo Fundo e demais hospitais da macrorregião de onde provém os pacientes que buscam atendimento à saúde. Pretendemos reunir a precisão da tecnologia mais moderna com o conhecimento e a competência de cada profissional médico, em especial os cirurgiões, para que nossos pacientes tenham um atendimento mais qualificado e eficaz”, disse o presidente do HCPF, Paulo Adil Ferenci, no evento de lançamento do Centro de Cirurgia Robótica.

Para o presidente da Atitus, Eduardo Capellari, o espaço representa o que há de mais complexo e inovador na Medicina. “Ter um parceiro estratégico como o Hospital de Clínicas permite que a Atitus e seus estudantes estejam inseridos em um ambiente hospitalar tecnológico e precursor”, destaca.

A inserção dos alunos dos cursos da saúde no espaço também foi destacada pelo coordenador do curso de Medicina da Atitus, Lucas Duda Schmitz. "O investimento realizado pelo HC no Centro de Cirurgia Robótica reforça do Hospital em oferecer Medicina de ponta e fortalece o aprendizado dos estudantes da Atitus, que têm uma formação inovadora, de excelência e voltada ao futuro das profissões".

A evolução da medicina e a importância da visão institucional voltada para o futuro fazem parte do lançamento do Centro, segundo o diretor técnico do HC, Dr. Juarez Dal Vesco. “A cirurgia robótica não pode ser entendida como aquisição de um equipamento, à semelhança de uma torre de videocirurgia. É muito mais abrangente do que isso. requer uma instituição preparada, com fluxos e processos validados. O HC é acreditado ONA - Nível 3, requer recursos humanos qualificados, com boa prática médica, com postura ética e instalações físicas de excelência.” enfatizou Dr. Juarez.

O Sistema Robótico Da Vinci X que faz parte do Centro Regional de Cirurgia Robótica HC será instalado em um espaço diferenciado, com estruturas de hotelaria, serviços e equipe preparada para o atendimento. O Centro Regional de Cirurgia Robótica HC é a materialização do que há de mais complexo e inovador no horizonte da medicina e agora está ao alcance da macrorregião norte do Rio Grande do Sul.

Centro_Robótico.png