Campus do Agronegócio sedia evento sobre o uso de drones agrícolas
Publicado em 25/02/2025
Escrito por: Bárbara Born
O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), através do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), promoveu o evento
Os drones têm ganhado cada vez mais espaço na agricultura brasileira, otimizando a produção e reduzindo custos operacionais. O assunto foi tema da segunda edição do Sindag Drone Tech, realizado no Campus do Agronegócio da Atitus Educação, em Passo Fundo, na sexta-feira (21).
O evento foi promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Singag), através do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), que faz parte do Agribusiness Partner Program da Escola do Agronegócio da Atitus. Participaram profissionais do setor agropecuário, além dos órgãos oficiais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e do Ministério da Agricultura.
“Abordamos aspectos cruciais como a segurança das operações, a legislação pertinente e a organização empresarial em relação ao uso de drones no agronegócio. Nosso objetivo é fortalecer o ecossistema agrícola, integrando cada vez mais a tecnologia, especialmente a utilização de drones de pulverização, tornando essa prática uma realidade crescente na Escola do Agronegócio da Atitus”, destacou Gabriel Colle, engenheiro agrônomo, diretor-executivo do Sindag e do Ibravag.
Gabriel Colle, engenheiro agrônomo, diretor-executivo do Sindag e do Ibravag
O evento contou com a palestra de Josue Andreas Vieira, engenheiro agrônomo e responsável técnico da Agro Altas, que trouxe exemplos reais do uso de drones na agricultura, ressaltando os avanços em tecnologia aeronáutica nos últimos cinco anos: “Essa área possui um grande potencial para absorver engenheiros agrônomos, técnicos e em outras áreas da engenharia. Momentos como este na academia são fundamentais para validar ideias, analisar dados e tomar decisões assertivas que beneficiem o produtor rural brasileiro e o agronegócio como um todo”.
Josue Andreas Vieira, engenheiro agrônomo e responsável técnico da Agro Altas
Para Deniz Anziliero, diretor da Escola do Agronegócio, sediar eventos como este aproxima ainda mais o ecossistema da Escola do mercado. “Ao promovermos discussões sobre assuntos como o uso de drones na agricultura, estamos contribuindo para a formação de profissionais mais preparados para enfrentar os desafios do mercado, além de impulsionar a inovação e o desenvolvimento do nosso agronegócio.”