#AtitusPeloMundo: Professor da Atitus realiza intercâmbio científico na Europa

Publicado em 04/05/2023

Docente da Escola de Negócios participou de atividades e eventos na Espanha e na França

Adquirir conhecimento no exterior é uma oportunidade enriquecedora e transformadora, além de permitir a troca de experiências com profissionais de outras partes do mundo. O professor da Escola de Administração da Atitus, Jandir Pauli, realizou no último mês, um intercâmbio acadêmico com pesquisadores e gestores vinculados à Coordenação Nacional de Transplantes da Espanha (CNT), Universidade de Comillas e Université Paris IV - Sorbonne.

Em Madrid, capital da Espanha, o professor da Atitus participou de atividades do projeto FAPERGS PqG, sobre o fator humano em processos de logística na transplantação de órgãos. O objetivo foi compreender as práticas do sistema que hoje é a referência mundial na doação e realização de transplantes. “A expectativa é trazer para o contexto gaúcho práticas e protocolos capazes de melhorar os nossos índices de doação e transplantação”, disse.

jandir-viagem (2).jpeg

“O modelo espanhol é uma referência mundial porque investiu fortemente na humanização do atendimento nas unidades de terapia intensiva e na formação de pessoas para atuar nas diferentes etapas do processo de transplantação. Temos muito a aprender com eles porque trataram o tema a partir da reorganização do próprio sistema e suas características organizacionais", completa.

Também em Madrid, o professor realizou atividades de intercâmbio com a equipe da Cátedra de Impacto Social da Universidad Comillas. Trata-se de um importante centro de investigação que utiliza critérios científicos para medir o impacto social das empresas. O grupo desenvolveu uma metodologia e atua com consultorias a empresas para ajudá-las a medir o seu impacto social. Já em Paris, o professor integrou agendas do grupo de pesquisa na área de novos mercados, coordenado pelo professor Philippe Steiner. Em pauta, pesquisas acadêmicas com ênfase na análise de novos mercados como sustentabilidade, por exemplo. O grupo está organizando um livro sobre o tema e que será publicado em alguns meses pela PUF (Presses Universitaires de France).

jandir-viagem (3).jpeg

Ainda na capital francesa, Pauli participou de um tradicional evento europeu voltado ao empreendedorismo. “Estive ainda no Go Enterpreneurs, um dos maiores eventos de empreendedorismo da Europa, que acontece desde 1993 nas cidades de Paris, Lyon, Marseille e Nantes. Foi uma oportunidade ímpar para conhecer empreendedores e suas experiências nas áreas de administração, saúde, contabilidade e direito. O destaque foi para os temas da sustentabilidade, impacto social e empreendedorismo feminino”, enfatiza.

jandir-viagem (5).jpg

O professor da Atitus avalia a viagem como positiva, principalmente na contribuição das temáticas propostas. “Os resultados impactam na ampliação do intercâmbio científico, abrindo possibilidades para projetos na área de desenvolvimento de pessoas para humanização do atendimento em unidades de terapia intensiva e na implantação de metodologias de impacto social. Estes temas dialogam com a estratégia da Escola de Negócios da Atitus e com o nosso desenvolvimento institucional, previsto no âmbito das ações da Fundação Europeia para o Desenvolvimento da Gestão (EFMD)”, destacou.