Atitus Educação recebe alunos de universidade italiana para dupla titulação
Publicado em 05/08/2025
Escrito por: Bárbara Born
Estudantes cursam mestrado em Direito na Università degli Studi di Perugia (UNIPG), na Itália
Os italianos Alessandra Bragagnolo, Chiara D’Auria, Paolo De Gregori e Chiara Gasparri desembarcaram em Passo Fundo na última quinta-feira (31) para cursar um semestre de Mestrado em Direito na Atitus Educação. Eles são alunos da Università degli Studi di Perugia (UNIPG), na Itália, que possui convênio com o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Atitus, uma parceria internacional que permite que os alunos obtenham diplomas reconhecidos por ambas as instituições.
Firmado em 2014, o convênio entre a Atitus e a UNIPG foi ampliado em 2020 com a criação da dupla titulação no mestrado e, neste ano, no doutorado. Além da possibilidade de obter dois títulos, cursando disciplinas nos dois países, os alunos podem participar de visitas técnicas, desenvolver pesquisas em conjunto com docentes italianos e brasileiros e receber orientação acadêmica internacional.
A internacionalização é um dos pilares do Atitus Learning System, modelo de ensino da Atitus Educação, como destaca Leandro Caletti, diretor da Escola de Direito da Atitus. “Receber esses mestrandos em mobilidade acadêmica de dupla titulação é singularmente importante para a Escola de Direito e para a instituição. A par de concretizar o pilar da internacionalização, reforça o compromisso da Escola para uma formação global e conectada com todos os sistemas e tradições jurídicas”, afirma.
Para a coordenadora do PPGD, Salete Boff, a vinda dos estudantes da UNIPG representa a consolidação de uma trajetória de mais de uma década. “Desde 2014, quando recebemos os primeiros estudantes italianos para estágios pós-doutorais na Atitus, desenvolvemos muitos projetos, eventos e atividades em conjunto”, relembra.
Os estudantes permanecem no Brasil até o final do ano
Alessandra Bragagnolo está animada para o início das aulas, que será no dia 18 de agosto. “Parece ser um lugar muito acolhedor, e as pessoas que conheci até agora foram muito simpáticas e prestativas. Mal posso esperar para as aulas começarem”, conta.
Além da dupla titulação e da vivência cultural, a mestranda optou por cursar este semestre na Atitus pelas disciplinas que envolvem temas como direitos humanos, tecnologia e sustentabilidade. “Quero ampliar meus conhecimentos em áreas que não são abordadas no meu curso em Perugia. Aqui, teremos temas como novas tecnologias, seus impactos no Direito, sustentabilidade e democracia. Essa é uma chance de estudar esses tópicos em profundidade e, ao mesmo tempo, conhecer uma cultura que sempre me interessou.”
Paolo De Gregori também valoriza a troca de perspectivas. “Para mim, é uma grande oportunidade estar aqui no Brasil, porque me permite ter pontos de vista diferentes, fora da Europa, sobre temas muito importantes como os direitos humanos.”
A presença dos estudantes da UNIPG, que fazem parte da terceira turma com dupla titulação no PPGD, reafirma o compromisso da Atitus com a excelência acadêmica e a formação de profissionais preparados para atuar em contextos globais.